terça-feira, 28 de outubro de 2014

Acácias amarelas - belas e majestosas


É primavera no Brasil. Estamos no final de outubro de 2014. E, no interior das Minas Gerais, o amarelo, em seus vários matizes, reluz na natureza. São as acácias despertando, desabrochando e me encantando ... belas e majestosas!!!


A acácia é uma árvore ornamental, originária da Ásia, de pequeno a médio porte, com flores perfumadas. Existem várias espécies. A cassia fistula, também conhecida por acácia ou cássia imperial, acácia amarela ou chuva-de-ouro, pelo fato de seus galhos se encherem de cachos amarelos, é aquela que seu florescimento possui coloração amarelo-ouro ou amarelo-limão, e seu fruto, se parece com uma vagem, se formando entre os meses de setembro e outubro.




A acácia é a árvore-símbolo da Maçonaria.  Por ser uma caducifólia,  ou seja, uma árvore cujas folhas caem em determinada época do ano, para depois retornarem, com todo o seu vigor, em  outra época do ano, simboliza a pureza, imortalidade e ressurreição.  A Bíblia faz referências à acácia, o que lhe confere um aspecto sagrado, tanto que chamada de "madeira de cetim" por ser resistente. Possui propriedades fitoterapêuticas, sendo usada na Medicina Ayurvédica por possuir propriedades de desintoxicação e depuração do organismo.




As acácias ficam muito bem acomodadas nas calçadas e, se plantadas na entrada da casa, trazem proteção. Como toda planta, trazem boas energias, além de transmitir paz e estabilidade. E a cor de suas flores, predominantemente amarela, quente e vibrante, estimula a alegria e contribui para a felicidade.


sábado, 18 de outubro de 2014

Praças de Uberlândia - Praças da minha infância

Praças de Uberlândia - Praças da minha infância


As praças são espaços urbanos não edificados. Constituem os centros da vida urbana. Além de servirem de caminho para as pessoas transitarem de um lugar ao outro e de servirem de área de lazer, nelas são realizados serviços religiosos e reuniões políticas, bem como feiras populares de produtos artesanais ou produtos para festas populares.

Antigamente, na Grécia antiga, a praça era chamada de "ágora", e funcionava como um ponto de encontro dos cidadãos. Um local que se destinava ao desenvolvimento de atividades ao ar livre, no centro da cidade. Era um lugar em que havia reunião das assembleias políticas e dos tribunais e lugar do ensino dialogal dos filósofos.

Revisitando as praças da minha infância, há que se falar de três, as mais marcantes.




Praça Tubal Vilela



A Praça Tubal Vilela é a principal praça da cidade de Uberlândia. Localizada no centro da cidade. Rodeada por lojas e bancos. Situada entre as duas principais avenidas Afonso Pena e Floriano Peixoto e entre as ruas Olegário Maciel e Duque de Caxias. Glorifica a igreja, porque nela se encontra a Catedral de Santa Terezinha, Igreja Matriz de Uberlândia, antiga, que remonta ao século XIX, quando Uberlândia ainda era o povoado de São Pedro de Uberabinha. 




Hoje esta praça é um patrimônio cultural. O seu nome é uma homenagem à Tubal Vilela que, além de grande empreendedor, foi vereador e prefeito de Uberlândia na década de 1950. 



Antigamente, aos domingos, depois de assistirem à missa, as pessoas passeavam nas praças. Era um espaço em que as crianças podiam brincar, correr, subir em seus bancos, pular, andar de velocípede e bicicleta.  Havia patinhos nadando em um laguinho artificial e (também peixinhos!) e sempre era divertido jogar pipocas para eles. 




Sempre tinha um vendedor de bexigas enchidas com gás hélio. Precisava amarrar estas bexigas nos bracinhos das crianças para estas bexigas não voarem para o céu. Mas, de vez em quando, uma escapava, e a gente ia acompanhado sua subida pelas nuvens e pelas estrelas. Só imaginando onde ela chegaria ... Havia os pipoqueiros, com roupinhas brancas,  com seus carrinhos, vendendo pipoca no saquinho de papel, pipoca de sal e de doce, esta era aquela cor-de-rosa docinha. 



Outra coisa divertida era correr em volta do busto que homenageia Juscelino Kubitschek, mineiro de origem, que teve seu mandato como Presidente da República de 1956 a 1961. Aquela água toda ao redor, bem que parecia uma piscininha!



E, a magia, ficava por conta da Fonte Luminosa. Linda! Principalmente à noite, quando, aos embalos de uma seleção de músicas, suas águas jorravam para cima e para baixo, ficando em cada momento de uma cor, porque a fonte era musical e iluminada. Velhos e bons tempos! Pura nostalgia! 




Os edifícios em volta dela tomaram o lugar das casas antigas de famílias tradicionais. Mas continua sendo o centro da vida urbana, onde o coração da cidade pulsa.





Praça Adolfo Fonseca



A Praça Adolfo Fonseca é também conhecida como Praça do Museu. Antigamente era conhecida como Praça D. Pedro II (1919). No início do século XX, em volta desta praça havia o Novo Hotel (inaugurado em abril de 1919 e demolido na década de 1970) e a Escola Estadual de Uberlândia (inaugurada em 1921 e tombada como Patrimônio Histórico Municipal em 2005). No projeto desta praça, executado em 1919, o piso da praça ficava em um nível abaixo do das ruas circundantes e apresentava uma arborização escassa. Em 25 de outubro de 1959, a praça teve o seu nome modificado para Praça Adolfo Fonseca, com a inauguração do busto de Adolfo Fonseca e Silva, farmacêutico, que foi presidente do Partido Progressista em 1936 e vereador de Uberlândia.  




A Praça Adolfo Fonseca está localizada no centro de Uberlândia entre as Avenidas Cipriano Del Fávero e João Pinheiro e entre as ruas laterais Goiás e Teixeira Santana. Em frente à praça, no meio da Avenida João Pinheiro, se encontra a famosa árvore sibipiruna (e não um pau-brasil, como pensavam), que plantada em julho de 1918 pelo comerciante Oscar Miranda, cresceu e se tornou uma árvore muito bonita e frondosa, se tornando patrimônio histórico-cultural de Uberlândia. Quantas histórias já não se passaram debaixo desta majestosa árvore?
  




A visibilidade da praça foi melhorada através do paisagismo. E praça encanta a escola e o centro da cidade!




Praça Clarimundo Carneiro




A Praça Clarimundo Carneiro é também conhecida por Praça da Prefeitura. Mas o primeiro nome da praça foi Praça da Liberdade. A Praça Clarimundo Carneiro ocupa a área onde foi construído o segundo cemitério da cidade. Esse cemitério foi desativado em 1898 para dar origem a esta praça que fica mais bela na primavera, quando o ipê rosa sobressai majestoso com sua flores e cores.



Localizada oficialmente no Fundinho, em região central de Uberlândia, passou a chamar-se Clarimundo Carneiro, em homenagem a um dos mais importantes empresários do início do século XX, em Uberlândia, responsável pela companhia da energia elétrica na cidade. É composta por um  conjunto - Praça, Coreto e Edifício da Câmara (Palácio dos Leões) -  e é um espaço muito importante e significativo da cidade. 




Este conjunto foi tombado em 1985 e nomeado Patrimônio da cidade. O município de Uberlândia foi criado pela Lei nº 3.643 de 31 de agosto de 1888, sua instalação se deu em 14 de março de 1891, tendo como sede um casarão alugado, no qual funcionava o Poder Judiciário, o Legislativo e o Executivo, pois naquela época o Presidente da Câmara era também o Agente Executivo. Até 1929 Uberlândia era conhecida pelo nome de Uberabinha. O Museu Municipal, onde acontecem as exposições focadas na história local,  ocupa o prédio que foi construído para abrigar o Paço Municipal. (construído em 1917  e restaurado em 1995).  






No centro da praça, há o antigo Palácio dos Leões, que era a antiga Câmara Municipal da cidade, e que hoje é o Museu Municipal.



Nela também se encontra o Coreto, cobertura, situada ao ar livre, nesta praça, construído para abrigar bandas musicais em concertos e festividades. 



E como não se recordar da Banda Municipal e todos os seus integrantes uniformizados, tocando no Coreto desta praça, com seus instrumentos de sopro e percussão, principalmente os pratos, tubas e trompetes, que ressoavam como gigantes aos olhos de uma criança. Brincar de tudo "tava valendo", principalmente de pique de pegar, porque lá havia muito lugar para se esconder, o Coreto e a antiga Câmara, e, o melhor, tinha escorregador, que, na verdade era como se fosse, na entrada do prédio da antiga Câmara. 



Não resisti e tirei uma foto aí, porque minha avó materna, Elvira Felice Alvim, a terceira que está sentada da direita para a esquerda (me lembrei pelas fotos antigas!) também tirou uma foto neste local em 1936 junto das colegas de escola (estudantes do "Museu"). Ela estava com apenas 15 anos. O máximo isso! Eu, 2014 , e ela, 1936 (apenas 78 anos após!).






Estas praças se tornaram praças históricas, porque guardam memórias e muitas recordações. Harmonização perfeita entre o passado e o presente - praças de Uberlândia, praças da minha infância!

Drink light - Saquê com maracujá

Drink light - Saquê com maracujá




Simplicidade com sofisticação.

Dá para sentir prazer sem exagerar nas calorias.

O saquê é uma bebida suave, porque não desce queimando, mas é forte. Portanto não exagere!

Tem apenas 50 calorias uma dose (cerca de 40ml), ao passo que o uísque tem 125 calorias e a cerveja 160 calorias.

O saquê é uma bebida fermentada, tradicional do Japão, fabricado pela fermentação do arroz. Também é posto à entrada dos templos como oferenda aos deuses. Detalhe importante - é isento de glúten.

O maracujá tem apenas 97 calorias em 100 gramas. Tem forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. É rico em vitamina C e vitamina A. Combate os radicais livres. Contém alcaloides e flavonoides. Tem ação tranquilizante.



O maracujá é também conhecido pelo nome "passion fruit" (fruto da paixão, em inglês), porque sua flor simboliza a Paixão de Cristo.



Degustei recentemente um saquê importado do Japão (claro!) - Junmai Gold com microfolhas de ouro. Muito bom! Este saquê vem com visíveis flocos dourados.


A título de curiosidade, os egípcios ingeriam o ouro para purificar a mente, corpo e espírito. Eles acreditavam ser um material místico que representava a perfeição da matéria e proporcionava o rejuvenescimento e até a cura de várias doenças.

Segue a receitinha light e muito refrescante deste drink com saquê e maracujá que nomeei de Brazilian Light Tropical Saquê Passion:


Ingredientes:

§  02 maracujás
§  01 limão siciliano
§  adoçante 
§  gelo
§  saquê

Preparo:


§  Corte os maracujás ao meio e extraia sua polpa.
§  Coloque esta polpa com as sementes em um copo e misture o adoçante com uma colher.
§  Acrescente uma dose de saquê.
§  Coloque bastante gelo.
§  Mexa bem.
§  Pingue umas gotas de limão siciliano para dar um toque especial. E mexa mais um pouco.



Agora é só degustar!

Kampai! (Saúde! - em japonês)






segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Trufas belgas

Trufas belgas

Hora do chocolate e do momento de prazer. E, para acompanhar este cafezinho, escolhi trufas belgas, bem delicadas e saborosas. Hum!!! Muito bom!!!


Trufa de chocolate é um tipo de bombom de chocolate, só que mais cremoso, porque sua mistura contém cacau, creme de leite, licor e castanhas,  ingredientes que lhe dão leveza e sofisticação. Tem uma aparência mais rústica que faz lembrar um cogumelo conhecido por trufa. 


Recebeu este nome, porque, envolta em cacau em pó,  acaba se parecendo com a trufa, um tipo de cogumelo, pertencente à família dos fungos, que nasce e se desenvolve sob a terra, difícil de ser encontrada, e que é utilizada na culinária por muitos gourmets e chefs, em virtude de seu aroma e sabor inigualáveis.


E, como todo chocolate, tem propriedades capazes de melhorar o humor , a beleza e a saúde, porque rico em substâncias antioxidantes que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e rico em substâncias precursoras da serotonina,  responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Não podendo se esquecer de que é uma excelente fonte de energia pela grande quantidade de gordura e açúcar que possui.





A Bélgica fabrica um dos melhores chocolates do mundo. Sua composição é regulamentada por lei naquele país, devendo ter pelo menos 35% de cacau puro. E, a título de curiosidade,  o Museu do Chocolate fica em Bruges, cidade localizada à aproximadamente 01 hora de distância de Bruxelas, capital da Bélgica.



Uma das marcas mais conhecidas de chocolate belga é a GODIVA. Considerado um dos mais saborosos e mais caros do mundo, o quilo dos bombons desta marca custa em torno de 200 dólares.

E tudo isso para falar sobre uma boa sugestão para presente ou para consumo próprio: FANCY TRUFFES. São trufas belgas com marcas de champagne


E por se tratar de um produto importado da Bélgica, conhecida por ser fabricante de um dos melhores chocolates do mundo, a relação custo-benefício compensa.  O custo de uma caixinha destas trufas gira em torno de R$18,00 (dezoito reais) e pode ser encontrada no Supermercado Carrefour. A embalagem já revela que se trata de produto diferenciado. E quem não ficaria lisonjeado em receber um presente como este? 

Dica para consumo: guardar a caixinha de trufas na geladeira ou, alguns minutos antes de degustá-las, colocar a caixinha no congelador. Geladinhas são irresistíveis!

Mais do que sofisticação e bom preço, estas trufas belgas, macias e aveludadas, são deliciosas e derretem na boca!!!  

sábado, 11 de outubro de 2014

Benefícios da Yoga


Benefícios da yoga



A yoga proporciona um estado de harmonia entre a mente, o corpo e o espírito. Sua prática desenvolve a flexibilidade, a postura, o equilíbrio e o tônus muscular, bem como aumenta a vitalidade, libera os canais de energia bloqueada e ativa a cura, sempre em busca de uma maior autoconsciência física e mental.



Os ássanas são posturas de yoga que fortalecem as áreas fracas e flexibilizam as partes rígidas do corpo, restabelecendo o equilíbrio do corpo. E exercitar-se com vontade e concentração canaliza a energia vital para dentro do corpo. É importante sentir os sinais sutis que nosso corpo emana ao executar um ássana. Seu praticante, ao mesmo tempo, se torna forte como um diamante e suave como uma flor.

A postura da árvore (vrksasana) fortalece o equilíbrio e melhora a memória. Exige concentração, força e flexibilidade. Traz paz à mente e ao coração. Desenvolve o equilíbrio emocional e o fortalecimento da vontade.



A postura do guerreiro (virabhadrasana) prepara para os desafios da vida. Trabalha a flexibilidade dos quadris, tonifica o abdômen, fortalece os braços e pernas e alonga o peito e os ombros. Desenvolve a coragem, a autoestima, o dinamismo e ação virtuosa. Combate a fraqueza, o desânimo, a depressão e o medo.



A postura do pombo real (kapotasana). Esta majestosa postura alonga intensamente os ombros e a coluna vertebral. Também ajuda a regular as secreções hormonais, particularmente as da glândula tireoide. Requer intensa flexibilidade em todo o corpo, além de força para manter as articulações estáveis. Desenvolve uma atitude interna de autoconfiança, segurança e destemor. Desperta o contentamento e a espiritualidade.



O corpo é o templo da alma. A yoga é uma porta para o céu. Sua prática ajuda a alcançar a calma interior, cessando os tumultos da mente.



Deus nos deu o corpo físico para transcender ao mundo espiritual. O corpo envelhece, mas a alma não.



Paz, amor, sabedoria e alegria a todos!

Namastê!

(Em sânscrito: "A luz divina dentro de mim, saúda a luz divina dentro de ti")

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bolo integral de maçã com canela

Meu café da manhã estava simplesmente delicioso! Chazinho com bolo integral de maçã com canela. Com propriedades termogênicas e rico em fibras, este bolo ajuda na aceleração do metabolismo e na redução da gordura. Recomendo! 



Seguem os detalhes desta receitinha fitness:

Bolo integral de maçã com canela

INGREDIENTES:

Ø     3 maçãs pequenas inteiras e com a casca
Ø     3 ovos
Ø     2 xícaras de açúcar mascavo
Ø     1 xícara de óleo de canola
Ø     2 xícaras de farinha de trigo integral
Ø     1 xícara de aveia em flocos
Ø     1 colher de sopa de fermento em pó
Ø     1 colher de sopa de canela em pó
Ø     Canela para polvilhar

MODO DE PREPARO:

1.           No liquidificador primeiramente bata os ovos, o açúcar mascavo, o óleo e as maçãs.
2.           Depois junte a  farinha de trigo integral, a aveia em flocos, o fermento e a canela. E continue batendo no liquidificador até a massa ficar homogênea.
3.           Coloque a mistura do bolo em uma assadeira com furo no meio ou retangular, untada com óleo e farinha integral.
4.           Asse em forno pré-aquecido e em 180ºC.
5.           Se desejar, pode salpicar canela sobre o bolo depois de pronto.

Bom apetite!!!