domingo, 22 de fevereiro de 2015

Ixora - jardim florido e protegido



Ixora: gênero (Ixora) da família das Rubiáceas, constituído de arbustos ou pequenas árvores, tropicais, com folhas coriáceas sempre verdes, corimbos terminais de flores muito vistosas em forma de salva.



Ixora chinensis
Ixora-chinesa, ixora-vermelha
Família das rubiáceas
Origem: Ásia, China. Porte: arbusto de até 2 metros
Flores: quase o ano inteiro
Propagação: por estaquia de galhos




A ixora-chinesa é uma planta que encanta pela beleza de suas flores coloridas alaranjadas, róseas, vermelhas ou amarelas. Em forma de cachos, suas flores despontam o ano todo, atraindo beija-flores e borboletas com seu néctar.


E um jardim energizado contém plantas bonitas e água límpida e cristalina, que atraem passarinhos, borboletas e joaninhas, além de servir de escudo contra energias negativas.


E flores vermelhas favorecem a prosperidade.


Todas as flores, plantas e árvores geram energia benéfica e atuam como um exército de "espíritos guardiões". Por isso é bom ficar em contato com a natureza e dela absorver sua energia positiva.



As ixoras resistem ao sol e podem servir como cercas vivas, se plantadas em grupos ou renques,  já que seus galhos e folhas são fortes e firmes.



A ixora-chinesa é uma planta tipicamente tropical. Precisa de água e adubo para estimular o permanente florescimento da planta.
Existe também a mini-ixora (Ixora coccinea compacta). Ela é de pouca altura.  É excelente para acabamento de canteiros, pois atinge no máximo 0,80 m.




 
Atuando como cerca viva, a ixora delimita terrenos e protege o ambiente, além de embelezar e alegrar.


Que tal investir na natureza e nas cores, instrumentos utilizados pelo Feng Shui na busca de equilíbrio e harmonia em um ambiente?






3 comentários :

  1. Olá, Adriana! Amei as fotos das suas exorias! Poderia me adicionar no facebook? gostaria de conversar com você sobre as ixoras: https://www.facebook.com/aires.lira

    ResponderExcluir
  2. Olá,boa tarde!
    Suas flores são lindas,parabéns!!

    ResponderExcluir