domingo, 14 de agosto de 2016

Gratidão



Todos nós queremos ser felizes e para sermos felizes precisamos cultivar a gratidão!

Ao refletirmos sobre a origem e finalidade da vida, muitas vezes não encontramos as respostas para os vários porquês, mas sabemos que existe um Criador de todo o Universo, que criou as flores, seu aroma e beleza, o sol com sua luz intensa e clara, as estrelas e a lua derramando luz prateada ao nosso redor. E este Criador nos desperta admiração e gratidão por ter feito tudo tão perfeito neste mundo.


Todos nós temos necessidades. E há dois modos pelos quais elas podem ser atendidas: o material e o espiritual. Quando estamos doentes, procuramos um médico em busca de tratamento. Mas quando chega uma hora em que o auxílio humano não surte mais efeito, aí buscamos a alternativa do Poder Espiritual. Como disse Paramahansa Yogananda em uma de suas palestras "O poder material é limitado e, quando falha, recorremos ao ilimitado Poder Divino" (A Eterna Busca do Homem. Como perceber Deus na vida diária. Coletânea de Ensaios e Palestras. Volume I, p. 33). E o mestre Yogananda, fundador da Self-Realization Fellowship, em 1920, conhecida na Índia como Yogoda Satsanga Society of India, na mesma palestra, complementa: "Nosso empenho deve ser não apenas adquirir segurança financeira e boa saúde, mas procurar o significado da vida. A vida: de que se trata? Quando as dificuldades nos atingem, reagimos primeiro a nosso ambiente efetuando os ajustes materiais que imaginamos possam surtir efeito. Quando, porém chegamos ao ponto de dizer: 'Tudo o que tentei não deu certo; que fazer, agora?', começamos a pensar seriamente em suma solução. Quando pensamos com suficiente profundidade, encontramos uma resposta em nosso interior. Esta é uma forma de prece atendida."


A oração é uma ordem da alma. Não podemos perder a fé, se as nossas orações não obtiveram respostas. Temos que ter na mente uma crença inicial do poder da oração. Temos que saber o que pode legitimamente ser pedido ao Pai Celestial. Todas as orações relacionadas com a vida material são limitadas. Deus não vai violar Suas leis para satisfazer desejos caprichosos. Mas há um modo correto de orar. E temos que acreditar na possibilidade daquilo pelo qual estamos orando.  A oração tem que ser ainda persistente. É a força de vontade que nos torna divino. Quando nós exercermos ininterruptamente essa vontade por meio de nossos pensamentos e de nossas atividades, aquilo que nós desejarmos irá acontecer. Qualquer palavra proferida  com clara compreensão e concentração profunda tem efeito materializante.


Yogananda em sua obra Autobiografia de um Yogue fala sobre a preocupação de Deus conosco e exalta o poder da oração ao transcrever os conselhos de seu Mestre e guru indiano Swami Sri Yukteswar:

“- Vê como Deus Se preocupa conosco – respondeu o Mestre, depois que expressei minha gratidão. – O Senhor responde a todos e trabalha para todos. Assim como enviou a chuva a meu pedido, também realiza qualquer desejo sincero do devoto. Raramente os homens compreendem com que frequência Deus presta atenção às orações. Ele não é parcial em relação a uns poucos, mas ouve a todos que Dele se aproximam cheios de confiança. Os filhos Dele deveriam sempre ter uma fé implícita na amorosa bondade do Pai Onipresente.”


“Aquele que fez o ouvido, não ouvirá? Ou aquele que formou o olho, náo verá? (...). Aquele que instrui o homem no conhecimento, não saberá?” (Salmos 94;9-10)


De acordo com Iogananda estas são as regras da oração:

"A primeira regra da oração é dirigir-se a Deus tendo apenas desejos legítimos. A segunda é pedir a realização deles, não como mendigo, mas como filho: 'Eu sou Teu filho. Tu és o meu Pai . Tu e eu somos Um'. Quando orar com profundidade e constância, sentirá uma grande alegria brotando no seu coração. Não se dê por satisfeito enquanto essa alegria não se manifestar, pois, quando sentir no coração a alegria que satisfaz plenamente, saberá que Deus 'sintonizou o rádio Dele no programa da sua prece'. Então ore a seu Pai: 'Senhor, é disto que preciso. Estou disposto a trabalhar para consegui-lo; por favor, guia-me e ajuda-me a ter os pensamentos corretos e fazer as coisas certas para alcançar o êxito. Usarei meu raciocínio e trabalharei com determinação, mas guia Tu minha razão, minha vontade e minha atividade para a coisa certa que devo fazer.' É assim que sempre rezei. Agora, assim que consulto Deus sobre algum empreendimento, sei se devo ou não lançar-me nele, e sei quais as providências que devo ou não tomar.

Seja prático e sincero na oração. Concentre-se profundamente naquilo que está pedindo. Antes de procurar um emprego, assinar um contrato ou fazer algo importante, pense neste Poder. Pense nisto continuamente. Reduza o tempo de sono. À noite, sua mente habituou-se a descansar das tarefas diárias e continua insistindo: 'Durma.' Você deve responder com toda a sua divina força de vontade: 'Abaixo o sono! Meu compromisso com Deus é mais importante.' Então você receberá a resposta de Deus."


"A humanidade está empenhada numa eterna busca daquele 'algo mais' que, segundo espera, lhe trará felicidade completa e sem fim. Para as almas que procuraram e encontraram Deus, a busca terminou: Ele é esse Algo Mais."  (Paramahansa Iogananda)




Prece, conexão com a mente divina
Este é o título do livro Segue em harmonia, psicografado por Divaldo Franco (pelo espírito de Joanna de Ângelis), editora Leal, 2015, do qual extraí este trecho:


"No conturbado oceano de vibrações mentais negativas, desequilibradas, em que grande parte da Humanidade se encontra mergulhada, os momentos de prece, de comunhão com o Pai Celestial, abrem clareiras de luz, de paz e de reconforto, oxigenando a sombria psicosfera terrena, ao tempo em que são extremamente benéficos para quem ora ...

Muito oportuna, portanto, a recomendação plena de sabedoria de Joanna de Ângelis quanto ao cultivo da prece, enaltecendo-a como uma conexão feliz com o Pai Celeste quando proferida com sentimento e unção.

Como muito claramente elucida Allan Kardec, todos os seres encarnados e desencarnados encontram-se mergulhados no fluido universal tal como estamos na atmosfera. Esse fluido é veículo do pensamento e as sua vibrações se estendem ao infinito. Assim, se o pensamento é dirigido 'para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de uma ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.' (KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB, 2004 - 2ª edição comemorativa especial.)".


O poder da gratidão
Depois deste introito sobre a importância de se saber rezar e orar, temos que saber também agradecer. Além do poder da oração, existe o poder da gratidão, tão importante quanto. E aqui começa um tema muito interessante e vasto - a gratidão!






Um agradecimento
Agradeço a Nossa Senhora da Abadia pelo êxito obtido pelos meus dois filhos que passaram no vestibular.  Fui até o Santuário e com muita fé roguei a Nossa Senhora que os iluminasse e os tranquilizasse na hora das provas.  E com certeza seu manto azul de poder e glória os protegeu. Eles tiveram forças e muita disciplina nos estudos para serem contemplados com a vitória. Esperei e confiei.  Meu sentimento de gratidão vem do fundo da minha alma e, portanto, é um ato de sentir fé por Deus.  Tudo segue um plano de Deus. Tudo vem na hora certa para as pessoas certas.


Devoção à Nossa Senhora da Abadia
Fé e gratidão! E foi por este motivo que voltei à Romaria, município brasileiro do estado de Minas Gerais, situado na região Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sou devota à Nossa Senhora da Abadia desde pequena, quando presenciei minha mãe subir de joelhos as escadas do Santuário para agradecer pela benção recebida - cura de um problema de saúde do meu irmão. E hoje sou eu quem tenho que agradecer pela graça obtida pelos meus filhos nos estudos.




"A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível". Heb. 11, 1-3.

Tradicional e anualmente no mês de agosto, mais especificamente no dia 15 de agosto, é comemorada a Festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, na cidade de Romaria. Numa caminhada de fé, centenas de pessoas de todas as idades e de toda a região se deslocam a pé até o santuário erguido naquela cidade para agradecer à santa padroeira uma graça alcançada.





Mas não fui à festa, mas fui em clima de festa e alegria para agradecer pela graça alcançada.


Encontrei-me novamente com o Padre Márcio Antônio Rezende Ruback e pude assistir a uma belíssima missa por ele celebrada. Durante a celebração da missa ele falou da importância de se olhar com generosidade, de servir, da importância da solidariedade, do perigo da esquizofrenia espiritual eivada pela fala dos falsos pastores que se aproveitam do emocional humano, da necessidade da busca da palavra de Deus alicerçada na Bíblia e na fé cristã, da necessidade de se renovar e fortalecer a fé: “A minha Igreja não prega prosperidade e sim solidariedade”. Isso diz tudo.


Conforme o ditado popular, “as palavras comovem, mas são os exemplos que arrastam”. A Palavra de Deus tem grande força de convergência, provoca práticas de unidade e forma comunidades. Quem tem firmeza e apoio na Palavra de Deus não se deixa influenciar pelas maldades do mundo e nem pelos falsos ensinamentos sempre presentes na história dos povos. Cada membro, na comunidade, leva consigo virtudes próprias, que devem ser colocadas a serviço de todos. As ações egoístas não deixam de ser uma grande traição ao princípio da unidade, muito querida por Deus.  O agir concreto de Jesus Cristo passa pelo caminho do exercício da solidariedade. Com estas palavras Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba, nos brinda com o artigo “Força da Palavra” de 18/01/2016 (http://arquidiocesedeuberaba.org.br/artigos/forca-da-palavra/)


  
Gratidão na Índia
Gratidão é uma palavra linda, infelizmente desgastada nos dias atuais pela repetição contínua e o uso banal que, às vezes, a moda impõe a certos termos. Tem origem na palavra latina gratitudo, que denota aquilo que agrada ou provoca agradecimento. Em sânscrito, essa palavra é dhanyavāda, que não significa exatamente obrigado, mas define uma atitude de reverência, equidade e disposição para servir, cultivar a graça e a aprovação em relação ao bem comum, ao que foi feito contemplando o dharma.


Não vemos pessoas na Índia dizendo dhanyavād (versão hindi dessa palavra, na qual perde o a final), para agradecer, por exemplo, uma refeição ou um serviço prestado. A palavra de fato é reservada para momentos especiais, como, por exemplo, para agradecer o ensinamento transmitido pelo guru ou denotar profundo agradecimento, por exemplo, quando alguém nos presta alguma ajuda muito valiosa ou extraordinária.


Definições de gratidão
Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Gratidão também é um termo muito popular e proferido pela religião católica. Os fiéis geralmente fazem pedidos de ajuda, auxílio e proteção, e quando algo que eles pediram para Deus acontece, ocorre um sentimento de gratidão, procurando uma maneira de agradecer por ter alcançado uma graça.

Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Existem também várias músicas compostas com o tema da gratidão a Deus.


Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais. Diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.

Etimologia - agradecer e gratidão
Agradecer vem de “grato”, do latim GRATUS, que tanto quer dizer “agradecido” como “agradável”.

Já a gratidão vem do latim “gratia”, que significa literalmente graça, ou "gratus", que se traduz como agradável. Significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é reconhecido.

Uso da palavra obrigado e agradecido
O uso da palavra obrigado na hora de agradecer alguma coisa: se obrigado é um adjetivo, exige que se apliquem a ele as flexões cabíveis de número e gênero: obrigada, obrigados, obrigadas.

Um homem fica obrigado, uma mulher fica obrigada.
Homem falando: Fico-lhe grato ou agradecido.
Mulher falando: Fico-lhe grata ou agradecida.

Quando vamos agradecer em inglês, responderíamos thank you, que corresponderia no português obrigado a você (quer dizer que eu é que fico obrigado a você) ou ainda obrigado, eu (quer dizer que obrigado fico eu). Portanto um mulher diria: "obrigada a você" ou "obrigada, eu".

O particípio do verbo obrigar (do latim obligare, “ligar por todos os lados, ligar moralmente”) expressa o reconhecimento de uma dívida entre quem recebe um favor ou gentileza e quem o faz – ambos, dessa forma, ligados, atados, presos por um laço moral.

A frase completa seria “fico-lhe obrigado”, ou seja, “passo, a partir deste momento, a ser seu devedor”.

Na linguagem jurídica, obrigado é também um substantivo que significa “sujeito passivo de uma obrigação”, isto é, de uma dívida ou outro compromisso contratual.

Quando recebemos um favor ou qualquer outra coisa e agradecemos com o termo obrigado, queremos dizer que ficamos obrigados a devolver este favor recebido a qualquer tempo em retribuição, e, quando dizemos simplesmente agradecido, estamos simplesmente a agradecer pelo favor sem nenhuma promessa de retribuição.


Importância da gratidão

Agradeça todas as coisas da vida e crie uma troca positiva com o mundo.

Agradeça por tudo o que você considera bom na sua vida.  


Agradeça por poder fazer yoga, por seu caminho de autoconhecimento, por sua vida. Agradeça pelas pessoas que fizeram e fazem parte dela.  


Agradeça mesmo por aquelas pessoas que nos trazem desafios e, assim, nos ajudam a crescer.  



Agradeça pelo seu corpo.  Em vez de pensar que ele deveria ser de tal jeito ou que você queria que ele fosse mais flexível, mais jovem, mais forte, mais de acordo com as modas que a mídia nos vende, agradeça por ele e lembre-se de que o corpo é a sua nave, seu veículo para se expressar no mundo físico.


Agradeça também pelas oportunidades que a vida já lhe deu.  A vida lhe alimentou, lhe deu pais que cuidaram de você, lhe deu a oportunidade de estudar, lhe ofereceu trabalho, lhe deu relacionamentos, talvez um parceiro, filhos e netos.  Talvez a vida tenha lhe proporcionado viagens incríveis onde você pôde conhecer outros povos e suas culturas.


Agradeça também por aquilo que você não tem, mas gostaria de ter. 


Agradeça a prosperidade que está chegando em sua vida, agradeça por seus futuros relacionamentos, pelas viagens que vai fazer, pela sua saúde que está se restabelecendo, pela sua mente que está se tornando mais tranquila e meditativa. 



Ao agradecer aquilo que ainda não temos, nós preenchemos com o sentimento de que vamos receber, de que vamos conseguir.


Agradeça, de acordo com sua crença, a Deus, ao Universo, ao Grande Espírito.  Ou agradeça à vida, se você não crê em nada superior. O importante é sentir gratidão.


Quando sentimos gratidão, nosso corpo relaxa e se enche de luz.  Quando sentimos gratidão, abrimos o canal da graça.  A graça, as bênçãos, as dádivas do Universo fluem até nós por um canal invisível.  Se o canal está fechado ou obstruído, a graça não flui, e temos que fazer bastante esforço para as coisas acontecerem em nossa vida.  Se, ao contrário, sentimos o quanto somos abençoados por tudo que somos e temos, se experimentamos o sentimento de gratidão, o canal da graça se abre e passamos a perceber que tudo na nossa vida começa a fluir.  A gratidão abre o canal da graça!  Portanto, comece a cultivar esse sentimento.


E uma boa dica de leitura sobre o tema “gratidão” é o livro A Magia de Rhonda Byrne. Neste livro a autora aborda, de um jeito simples e objetivo, o grande poder que a gratidão tem, no sentido de transformar nossas vidas. O livro nos faz perceber como a gratidão por tudo e por todos tem a incrível propriedade de elevar nossa vibração espiritual e nos deixar em paz com o mundo.

Dicas para viver em estado de graça:
  • Toda manhã, ao levantar-se, agradeça pelo dia que vai ter, pelas coisas positivas que podem acontecer e por seu trabalho e afazeres que vão fluir sem esforço.
  • Crie um pequeno altar com objetos que você goste ou que representem o divino para você.  O altar ajuda a criar um ponto de foco e podemos sentar diante dele para agradecer.
  • Valorize cada pequena coisa de bom que lhe acontece.  Assim que algo bom se manifestar, agradeça por isso.
  • Crie uma lista ou um caderno com as bênçãos que você já recebeu. Temos uma tendência a esquecer as coisas boas, portanto, anote-as para que possam lhe inspirar naqueles dias em que você estiver triste e desanimado.
  • Participe de rituais, de acordo com suas crenças. Vá à missa, participe do Havan, o ritual do fogo, etc.  Agradecer juntamente com outras pessoas aumenta o poder da gratidão.
Uma boa dica para expressar a gratidão e atrair alegria e felicidade é colar um pedacinho de papel na janela de seu quarto com os seguintes dizeres para você, ao acordar, se lembrar de agradecer pela vida:

Há sol em minha vida.
Eu amo a vida.
Eu sou feliz.



Efeitos da gratidão
Agradecer é compreender o ritmo de Deus nos ensina Emilce Shrividya Starling:
A gratidão nos faz feliz. Cura o ressentimento e faz surgir o perdão. A gratidão não é uma obrigação, nem um peso. Ela é alegria e traz desapego e compaixão.


A prática do yoga abre nosso coração para a graça divina e nos permite ver cada acontecimento como uma bênção; nos faz apreciar cada elemento da terra - ar, luz, água, flores, árvores, solo - que antes não dávamos a devida importância.


Abrimos nossa percepção para agradecer a comida que comemos, quem a plantou, quem a cozinhou, todo o trabalho que é feito por tantas pessoas para termos nosso alimento e também os ensinamentos espirituais; nossa proteção em nossos lares; a limpeza das ruas; o serviço médico e hospitalar; as lojas e tudo que nos dá conforto material e espiritual.


Gratidão é uma prática iogue e através dela mudamos hábitos errados de lamentar, de reclamar, de procurar o que estava errado nas situações ou cair no desapontamento. Em vez disso praticamos nos sentir gratos e satisfeitos.

Ao agradecer e contar suas bênçãos, você se sente pleno, realizado, contente, e esta atitude interior acalma a ânsia dos desejos que tiram nossa paz.



Sentir gratidão é um ato de sentir fé por Deus. Vivendo com gratidão vamos aprendendo a procurar pelo mistério de Deus em tudo e em tudo agradecer a Deus, porque tudo segue um plano de Deus. Vamos compreendendo o ritmo de Deus e nos sintonizando com Sua vontade.


A prática da gratidão não somente expressa nossa fé em Deus, mas também aprofunda essa fé porque ela nos dá olhos para ver.

Qualidades do devoto que cativam a Deus

Este trecho a seguir transcrito é extraído do livro A Yoga do Bahgavad Gita de Yogananda (Capítulo XII – Bhakti Yoga: União por Meio da Devoção).

“Aquele que está livre de ódio a todas as criaturas, é amigável e benevolente para com todos, é desprovido de possessividade e da consciência do ‘eu’, é equânime no sofrimento e na alegria, tudo perdoa e está sempre contente, que pratica yoga com regularidade, buscando o tempo todo conhecer o Eu e unir-se ao Espírito por meio da yoga, o tempo todo conhecer o Eu e unir-se ao Espírito por meio da yoga, que é dotado de firme determinação, com a mente e o discernimento entregues a Mim, esse é Meu devoto e Me é querido.

Aquele que não perturba o mundo e que não pode ser perturbado pelo mundo, que está livre de exultação, ciúme, receio e preocupação ele também Me é querido.

Aquele que está livre de expectativas mundanas, que é puro de corpo e  mente, que está sempre pronto para agir, que permanece sem se tornar preocupado ou ser afligido pelas circunstâncias, que abandonou todos os empreendimentos motivados pelo desejo e originados no ego, esse é Meu devoto e Me é querido.

Aquele que não sente regozijo nem aversão em relação ao que é alegre ou triste (nos aspectos fenomênicos da vida), que está livre da mágoa e dos desejos, que expulsou a consciência relativa de bem e mal, e que é atentamente devotado, esse Me é querido.

Aquele que é igualmente sereno diante de amigos e adversários, em face da adoração e da ofensa e diante das experiências de calor e frio, prazer e sofrimento; que renunciou ao apego, e considera iguais a censura e o elogio; que é calmo e se contenta com facilidade, não é apegado à vida doméstica e  tem disposição tranquila e piedosa, esse Me é querido.

Mas aqueles que se mantêm, com amor e veneração, nesta região (dharma) imortal, revelada até aqui, impregnados de devoção, supremamente absortos em Mim, tais devotos Me são extremamente queridos”.

E, seguindo a linha do pensamento hindu, exposto nos Vedas e no Bhagavad Gita, há que se observar que os opostos se complementam e são, em essência, uma só coisa: coração e cabeça, bhakti (devoção) e janana (sabedoria). Em seu livro Autobiografia de um yogue, Paramahansa Yogananda elucida que “Prapatti, ‘refugiar-se em Deus, e sharanagati, ‘entregar-se à Compaixão Divina’, são realmente caminhos do mais alto conhecimento. E acrescenta que “Como a verdadeira natureza de Deus é a bem-aventurança, o homem em sintonia com Ele experimenta alegria genuína e ilimitada”.

Yogananda expõe nesta mesma obra que “a fé na proteção divina e o uso correto da vontade que Deus dá ao ser humano são forças mais formidáveis que as influências provindas dos céus”.



Agradeça a você mesmo
Somos acostumados a pensar em termos de gratidão pelos outros e por Deus, mas esquecemos de agradecer a nós mesmos. Achamos que é egoísmo nos agradecer.

Experimente isto agora.  Sinta gratidão por você mesmo até pelas pequenas coisas que você faz.  Agradeça suas qualidades, habilidades, dons e virtudes.  Reconheça seu próprio valor.


Ao sentir gratidão por você mesmo, você aquieta a voz interna da autocrítica, da baixa-estima, do julgamento e das dúvidas. Você passa a se amar verdadeiramente e, deste modo, pode amar também aos outros e ver qualidades neles.

O primeiro sinal que você está evoluindo e progredindo espiritualmente é quando você não se diminui mais, vê seu lado positivo, e agradece a você mesmo se valorizando. Você confia mais em você e em Deus. Confia no Ser interior que habita em você. Confia, abençoa e agradece a divindade que habita em você.

É simples praticar ser grato. É uma questão de se lembrar que a gratidão é uma opção. Podemos ser gratos pelas coisas boas, pelo amor das pessoas, pelos desafios e dificuldades que nos fizerem buscar Deus, pelo convívio com pessoas difíceis que são nossos mestres, pois nos ensinam a paciência, o perdão, a compaixão.

Em vez de apenas criticar as pessoas ou guardar mágoas, comece a reconhecer as qualidades que elas têm dentro delas e as pequenas coisas boas que fazem. Isto vai lhe libertar da irritação, da impaciência, da hostilidade e vai lhe trazer muita serenidade e leveza de espírito.

A gratidão é uma qualidade natural que nos permite experimentar entusiasmo. Através desse sentimento você alimenta pensamentos de alegria, bom humor, bondade que curam e aumentam sua eficiência e entusiasmo. As pessoas alegres e gratas são uma bênção, porque espalham felicidade e amor à sua volta.


Você não tem que esperar que todos seus sonhos se realizem para se sentir realizado e feliz. Você pode saborear plenamente sua vida no momento em que se voltar para a vida com gratidão.

O iluminado guru indiano Baba Muktananda disse: "Por causa de Sua grande misericórdia, Deus nos deu este maravilhoso corpo. Não somente Ele nos deu este maravilhoso corpo, mas Ele mesmo veio e tomou residência dentro de nós. Nós devemos agradecer a Deus cada segundo de nossas vidas".



Cuide do seu corpo manifestando gratidão
Esse corpo é um grande presente de Deus e é nosso amigo. Não podemos ser desleais com ele e precisamos alimentá-lo bem com alimentos benéficos e não apenas com alimentos prazerosos que envenenam o corpo e tiram a saúde. Precisamos nutri-lo com pensamentos positivos e com o sentimento de gratidão, e esta atitude o torna mais saudável e forte.


Através do hatha yoga, da meditação aprendemos a tratar o corpo com amor, respeito e gratidão.

A título de curiosidade hatha yoga significa: ha (sol) e tha (lua). Ha representa o sol do seu corpo, a sua alma. Tha representa a sua consciência, a sua mente. Então  hatha yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina, o que se dá através da união da mente com a alma.

As posturas do hatha yoga, os exercícios de respiração e a meditação ajudam a controlar a ansiedade e o estresse; aliviam a dor; equilibram as emoções tornando-as positivas; melhoram a parte imunológica evitando doenças; trazem alegria e paz interior.


O resultado dessas práticas é: mente tranquila, coração sereno e agradecido, corpo saudável.

Através do cuidado, respeito e agradecimento a esse corpo você começa a sentir o que é amor e pode expandir o amor para o marido, esposa, filhos, parentes, amigos, animais, e pela natureza.

Agradeça a tudo, a todas as coisas, fatos e pessoas. Lembre-se que tudo acontece para melhor. Nada acontece por acaso.


Contemple o significado profundo dessa frase: Você tem o que merece e precisa.

Assim aprenda com as lições da vida, transforme-se, amadureça e viva mais contente com um coração agradecido. Om Shantih! Fique em paz!

Notas bibliográficas:
Encontrei a Vida - Muktananda, Swami - Ed. Vozes.

Ananda-Maya-Kosa (Corpo de bem-aventurança)

Este é um nível mais sutil de gratidão que transcende a nutrição a base do arroz e feijão. Precisamos de algo mais para alimentar nosso corpo. A meditação profunda gera a nutrição que o nosso corpo precisa para estabelecer a conexão com a Fonte Primeira. Ao elevarmos nosso espírito num nível de gratidão contínua, abrimos as portas para o recebimento do bem. A gratidão gera uma nutrição profunda neste corpo, possibilitando o despertar do Espírito em nós.

Meditação da gratidão

A gratidão é uma virtude a ser cultivada continuamente, já que muitas vezes nos esquecemos de agradecer e apenas reclamamos de nossa sorte.

É necessário que mudemos radicalmente essa atitude para outra, mais positiva, mais construtiva, que nos leve a agradecer desde que abrimos os olhos pela manhã, até a hora em que fechamos os olhos para dormir.


Com esse pequeno novo hábito abrimos nosso coração e começamos a entender e descobrir o quanto somos, fomos e ainda seremos  abençoados. O quanto somos, fomos e seremos ainda protegidos e ajudados.

O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta e passamos a viver mais em paz.

Expressar gratidão é uma força poderosa. É um atributo da mente voltado para a prosperidade, pois ao desenvolver o hábito de agradecer acionamos a energia curativa do Universo e podemos transmutar as circunstâncias e o ambiente que nos circunda.

É importante, portanto, agradecer!


Os comandos abaixo enumerados são baseados numa meditação de Paramahamsa Sri Nityananda:

1. Procure sentar-se de modo o mais confortável possível. Mantenha as costas eretas, porém sem forçá-las. Una polegar  e indicador de cada mão. Feche os olhos suavemente. Relaxe seu corpo na posição. Concentre-se no topo da cabeça, local do Sahashara Chakra, e faça algumas respirações profundas.

2. Comece tendo gratidão pela pessoa que deu a você o seu corpo físico, sua mãe.

3. Tenha gratidão por aquele que deu a você a sua vida, seu pai.

4.  Continue a espalhar sua gratidão por todos os que passaram por sua vida desde que você nasceu: médicos, enfermeiras, parteiras, que estavam presentes em seu nascimento; as pessoas que cuidaram de você quando era bem pequeno; os professores que o iniciaram nas lições escolares; todos os seus amigos de infância; seus parentes. Irmãos, tios, primos, avós …; todos os que passaram por sua juventude; namorados (as), marido/esposa, filhos; aqueles que o encaminharam em sua vida profissional; os que deram força a você nos momentos difíceis da vida; os que dão a você alegria por estarem próximos; os que estão longe fisicamente, porém, perto de seu coração; os que possibilitam a realização do seu momento atual.

5. Porém, não se esqueça de ter gratidão por aqueles que o feriram e magoaram, pois eles o ensinaram a reconhecer os sentimentos indesejados.

6. Tenha também gratidão pelas pessoas que o conduziram/conduzem na sua espiritualidade.

7. Tenha gratidão por seu mestre ou guru.

8. E, finalmente, tenha gratidão por aquele que a tudo criou, pois ele é a fonte de toda a sua vida, fonte de sua felicidade.


 Efeitos positivos da gratidão
A gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida continuamente, tornando-se um hábito diário. Normalmente não lembramos de agradecer, mas reclamamos com frequência. É importante adotarmos uma atitude positiva, agradecendo desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Quando fazemos isso, abrimos nosso coração e nossa compreensão, valorizando as bênçãos que recebemos todos os dias. Desse modo, passamos a perceber as dádivas que não havíamos notado. Passamos a sentir como fomos protegidos, amparados e auxiliados tantas e tantas vezes.
O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação. Ao agradecer, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. A gratidão ameniza as dores emocionais, como a depressão, a tristeza, a solidão e a ansiedade. Em uma série de estudos experimentais, Emmons e McCullough - pesquisadores americanos sobre o comportamento humano - concluíram que sentimentos de gratidão aumentam a saúde física e a qualidade da vida diária, e que pessoas gratas demonstram mais estados mentais positivos, como animação, determinação e atenção. Além disso, também são mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os outros.

Ao desenvolver o hábito de agradecer, acionamos a energia curativa do Universo e modificamos as circunstâncias e o ambiente ao redor. Em muitos momentos de nossa vida, passamos por problemas e situações difíceis de serem resolvidas e, às vezes, é um desafio sentir gratidão por acontecimentos negativos. Mas as dificuldades e as perdas nos ensinam muito e nos fazem amadurecer, nos fortalecendo emocionalmente. Possuir clareza sobre essa questão nos auxilia a desenvolver o sentimento de gratidão por nossa vida em todos os aspectos, nos trazendo equilíbrio, compreensão e amor por tudo e por todos.


Gratidão é um dos princípios do Reiki
O Reiki oferece muitas ferramentas que podem nos ajudar a ter mais concentração nas bênçãos que recebemos a cada dia e desenvolver o hábito de sermos gratos por tudo em nossa vida.

Só por hoje, seja grato. Este é um dos cinco princípios do Reiki para a prática de cada dia. Desse modo, uma das funções da energia Reiki está em expressar gratidão e trazer ao nosso planeta e seus habitantes essa energia que está intimamente ligada ao amor por tudo e por todos.



Gratidão é prática diária. Sentimo-nos muito bem quando nos lembramos de nossas bênçãos. Nossos corações e nossas mentes tornam-se abertos, positivos, inspirados e receptivos. Desse modo, fica mais fácil ter uma mente criativa, o que propicia a energia necessária para que possamos manifestar os nossos objetivos e sonhos.

Quando pensamos em tudo o que não é bom o suficiente em nossas vidas, podemos trabalhar a gratidão por tudo e por todos, eliminando pensamentos negativos que circulam através da vibração da mente, como a negatividade, a culpa e as críticas que nos roubam de uma vida plena e feliz.


Nossas mentes negativas podem afetar os nossos relacionamentos também. Se estamos nos culpando, criticando ou julgando, não estamos com nosso coração aberto e podemos perder a oportunidade de amar outra pessoa da maneira mais completa possível. É importante focar apenas no que você ama, no que diz respeito às pessoas com as quais se relaciona.

Normalmente, é uma questão de treinar as nossas mentes para pensar sobre as nossas dádivas. Gerir a nossa mente pode ser um trabalho que exige tempo e esforço. Reiki e gratidão são ferramentas poderosas que podem instantaneamente mudar os nossos pensamentos no momento em que nos concentramos em todos os aspectos positivos que ocorreram em nossa vida. Um coração grato é uma das maneiras mais rápidas de curar o pensamento negativo e as percepções distorcidas.


Quando você perceber o poder de seus pensamentos e começar a monitorá-los, estará consciente de ter tomado, por si mesmo, o primeiro passo para criar uma mudança positiva. O verdadeiro segredo está em assumir a responsabilidade por você e desenvolver a capacidade de expressar gratidão em todos os aspectos da sua vida - até mesmo os indesejados, estressantes e dolorosos.

A aplicação de Reiki - assim como o seu recebimento - promove relaxamento e naturalmente torna o coração agradecido. A prática realizada por meio da imposição de mãos purifica os padrões mentais, limpa a mente das emoções e dos sentimentos negativos que impedem o indivíduo de sentir gratidão.

Através do contato com esta energia, nos tornamos sensíveis à natureza, despertando nossa percepção para observar mais a beleza do mar, das montanhas, das flores e das árvores.

É maravilhoso ser uma pessoa cheia de gratidão!

Ser grato atrai a energia da abundância em nossas vidas. Estarmos cheios de gratidão é fundamental.


 O monge budista japonês que redescobriu o Reiki, Mikao Usui, descreve nos preceitos do Reiki gratidão como o "remédio milagroso para todas as doenças". Viver num estado de gratidão nos transporta para um círculo natural de abundância. Transforma reclamação em reconhecimento, nos ajudando a focar no que temos, ao invés no que desejamos ter. O Universo é abundante, basta olhar em volta e agradecer.

Como a escritora americana, Melody Beattie, sabiamente colocou: "A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã".

Pode ser útil manter um diário de gratidão, ou escrever uma lista na qual você possa postar as situações que trazem esse sentimento em sua vida. Assim, quando damos graças por nossas muitas bênçãos, agradecemos por todos os sofrimentos, bem como os aspectos positivos da vida. Quando aprendemos com as dificuldades nos tornamos mais pacientes, compassivos, amorosos e pacíficos. E o Reiki também nos auxilia a estarmos abertos para as lições de vida que nos fortalecem como indivíduos.

A gratidão e a aceitação andam juntas, pois é necessário aceitar quem você é primeiro. Você é o que tem que ser, você está onde deve estar e você tem o que tem que ter. Isso não está ligado ao conformismo e à falta de atitude, mas apenas simboliza a gratidão por saber que está tudo no seu devido lugar.

Ao invés de ficar aí paralisado numa pequena situação, como um carro que não funciona, um emprego em que você não é reconhecido, um relacionamento que não é bem o que você desejava ou até mesmo uma doença, transforme-se!

O que acontece com você afeta a todos os seres. Por isso, vibre numa frequência mais alta, de amor incondicional, por tudo, por todos e seja grato. É isso o que o Reiki ensina: uma forma melhor de ver a vida e de tratar as pessoas com fé, gratidão e muito amor.


A prática de gratidão


Talvez o exercício mais profundo no Budismo seja a prática de gratidão.


Imagine passar um dia inteiro agradecendo cada pessoa que encontra e cada acontecimento! Obrigada, obrigada, obrigada!

Na prática de Aikidô. No final das aulas, há um exercício chamado “jiu-waza”, onde, um por um, os alunos tentam atacar o mestre e recebem as técnicas de defesa. O professor honra até os mais novos principiantes com a oportunidade de passar por este treinamento. No final do exercício, tem  que se fazer uma reverência e agradecer – em japonês – “arigatô gozaimashita”. O exercício é justamente isto – fazer uma reverência e agradecer.



O simples ato de agradecer abre o nosso coração, pouco a pouco. Agradecendo, começamos a perceber mais e mais coisas a agradecer. Agradecendo, o coração se abre. Agradecendo, começamos a perceber o quanto temos para agradecer. Começamos a descobrir que até as situações difíceis têm um lado positivo a ser agradecido.


O motorista que nos dá uma fechada no trânsito nos dá uma oportunidade de treinar os nossos reflexos e habilidade como motoristas, também nos dá uma oportunidade de treinar a nossa compaixão com o exercício de nos identificar com ele e com a pressa que o levou a nos fechar. Oferece uma oportunidade de agradecer o Universo, o sagrado, por ter nos protegido, pelo fato de que houve um canto para nós encostarmos para escapar da fechada. Uma oportunidade de agradecermos pelo fato que não aconteceu nada grave, de agradecer pela vida que temos. De agradecer que tudo correu de tal forma que nós pudéssemos praticar a generosidade e dar espaço para uma pessoa que, por algum motivo, estava com muito mais pressa do que nós.



A prática de gratidão faz parte da abertura do coração de compaixão. Mas, não necessariamente vamos nos fazer de capacho e admitir a impunidade. Vamos mudar a nossa postura interna em relação a um fato, mesmo tendo, às vezes, que adotar ações firmes, pois temos a oportunidade de nos fortalecer, enfrentando dificuldades. Relatam os monges tibetanos que exercitavam o seu poder de compaixão enquanto passavam por torturas nas mãos dos chineses.

Não temos como negar que as pessoas que cultivam o coração de compaixão e a gratidão são as pessoas mais felizes no mundo. Essa sabedoria milenar finalmente vem sendo provada cientificamente. Como diz a Dhammapada: “Ódios nunca cessam pelo ódio nesse mundo; através somente do não-ódio eles cessam. Essa é uma lei eterna.”

Não é pela raiva que cessa a raiva – é somente pela não-raiva que a raiva cessa. E a gratidão é um grande remédio para a “raiva” e “ódio” – uma grande parte da prática da “não-raiva”, do “não-ódio”.

Imagine passar não somente um dia inteiro agradecendo todas as pessoas e acontecimentos – imagine passar uma vida inteira agradecendo – banhando-se constantemente da energia da gratidão e da alegria de viver! Um dia atrás de outro. Convido você a experimentar isto!

Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres e que possamos todos nos tornar o caminho iluminado.



Gasshô - reverenciando o outro
Gasshô é uma palavra japonesa que significa "duas mãos que se juntam", que é a posição da oração para o ocidente. Na prática do Reiki se colocam as mãos com a palmas unidas, junto ao chakra do coração com o dedos polegares a tocarem o centro do peito. Relaxa-se e fecham-se os olhos.


Gasshô expressa respeito ao próximo e com este sentimento devemos reverenciar os outros.  De acordo com o Sutra de Lótus é a prática da frase: "Tenho por vocês profunda reverência". Se estendemos a mão para o outro no ocidente, o outro acaba por estender as mãos também para nos cumprimentar. E o gasshô induz a este sentimento de retribuição. Antes de comer agradecemos pela comida recebida e após a refeição pela vida recebida. Vamos reverenciar o outro, descartando sempre o desprezo e a arrogância, praticando a compaixão para alcançar a iluminação!


Gratidão o mais nobre dos sentimentos

Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover  em direção ao seu desejo.

 


Sentir e manifestar gratidão não só faz bem ao coração como também é fundamental para melhorar as relações humanas e solidificar o respeito e a confiança mútua.

A partir do momento em que o ser humano começou a viver integrado em comunidades foi desenvolvendo valores morais para o bom convívio social.

A palavra "moral" origina-se do latim mores, e designa os costumes e as tradições de uma cultura ou sociedade, sendo que o conjunto de todas as boas qualidades do caráter que um indivíduo assimila em sua vida é denominado de "virtudes"
. A virtude tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser traduzida como "excelência". Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raiz em português.
Segundo Aristóteles, a virtude é uma disposição adquirida de fazer o bem e que se aperfeiçoa com o hábito, ao contrário do vício, que degrada ou destrói a pessoa.
Entre todas as virtudes, a gratidão figura como um dos aspectos mais positivos do caráter de uma pessoa. O estadista, orador e escritor romano Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.) dizia que entre todas as virtudes, a gratidão era, não só a maior, mas a origem de todas as outras.
Muitas histórias e textos da literatura mundial falam da importância desse nobre sentimento. 

Esopo, na fábula A formiga e a pomba, conta a história de uma formiga que estava à margem de um rio bebendo água e é arrastada pela forte correnteza. Quando estava prestes a se afogar, uma pomba que a tudo assistia pousada numa árvore próxima do rio, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto do pequeno inseto. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Tempos depois, um caçador de pássaros se preparava para colocar uma visgueira perto da pomba que repousava nos galhos alheia do perigo. A formiga, percebendo a intenção do homem, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele imediatamente deixou cair a armadilha, dando chance à pomba de voar para longe sã e salva. A moral da história é que a pessoa que tem gratidão em seu coração, sempre encontrará uma oportunidade para retribuir àquela a quem deve um favor.


O escritor André Comte-Sponville considera dezoito as virtudes essenciais ao ser humano. São eles: a polidez, a fidelidade, a prudência, a temperança, a coragem, a justiça, a generosidade, a compaixão, a misericórdia, a gratidão, a humildade, a simplicidade, a tolerância, a pureza, a doçura, a boa-fé, o humor e o amor. Sobre a gratidão ele observa: "A gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil. Por que seria? Há prazeres difíceis ou raros, que nem por isso são menos agradáveis. Talvez sejam até mais. No caso da gratidão, todavia, a satisfação surpreende menos que a dificuldade. Quem não prefere receber um presente a um tapa? Agradecer a perdoar? A gratidão é um segundo prazer, que prolonga um primeiro, como um eco de alegria à alegria sentida, como uma felicidade a mais para um mais de felicidade. O que há de mais simples? Prazer de receber, alegria de ser alegre: gratidão. O fato de ela ser uma virtude, porém, basta para mostrar que ela não é óbvia, que podemos carecer de gratidão e que, por conseguinte, há mérito - apesar do prazer ou, talvez, por causa dele - em senti-la. Mas por quê? A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres."




O Budismo de Nitiren Daishonin sempre enfoca a importância do espírito de gratidão. A manifestação desse sentimento é a base da prática budista, essencial para que uma pessoa promova uma mudança profunda e radical em sua vida, ou seja, a conquista de sua revolução humana.
Nesse caso, o espírito de gratidão representa muito mais do que ter uma boa formação moral. Está relacionado ao próprio entendimento que uma pessoa tem sobre sua vida e a lei que rege o Universo. Por exemplo, o budismo explica a intrínseca relação existente entre os seres humanos. Por mais que se deseje, é impossível viver isoladamente, pois direta ou indiretamente, uma pessoa sofre ou exerce algum tipo de influência sobre a outra, numa relação interdependente. Moradias, alimentos, roupas, enfim, tudo o que o homem necessita para viver, depende da ação de uma ou mais pessoas. E, por usufruir desses benefícios, resultantes dos esforços de outras pessoas, o ser humano deveria cultivar o sentimento de gratidão e de retribuição aos outros.



O sentimento de gratidão desperta na pessoa o desejo de retribuição. É importante jamais se esquecer do débito de gratidão que possuem com as pessoas que os ajudaram a desenvolver-se, que os apoiaram e os encorajaram, principalmente nossos pais.

Pode-se dizer que manifestar esse nobre espírito requer uma luta contínua entre o lado negativo e o positivo, inerente na vida de cada pessoa.

O ser humano é essencialmente.  Mas, a partir do momento em que os benefícios decorrentes da prática da fé se manifestam, surge em seu coração a gratidão e começa a sentir a necessidade de proporcionar às outras pessoas a mesma felicidade que ele sente.



O budismo classifica os estados de vida que constituem a experiência humana em dez mundos ou domínios que vão do menos ao mais desejável. O mundo do Inferno é uma condição em que o ser humano está submerso no sofrimento; o mundo da Fome é um estado no qual o corpo e a mente estão mergulhados nas chamas impetuosas do desejo; o mundo de Animalidade é uma condição em que se teme o mais forte e aproveita-se do mais fraco; pessoas que vivem no mundo da Ira desejam sempre vencer e dominar as outras; o mundo de Tranquilidade é um estado calmo marcado pela capacidade de se fazer julgamentos racionais; o mundo de Alegria é um estado repleto de contentamento; o mundo de Erudição representa uma condição de aspiração à iluminação; o mundo de Absorção é caracterizado pela capacidade de perceber a verdadeira natureza dos fenômenos; o mundo de Bodhisattva é um estado de benevolência no qual busca-se salvar todas as pessoas do sofrimento; e, finalmente, o mundo do estado de Buda consiste numa condição de completa e perfeita liberdade humana.


Existem pessoas que aparentemente demonstram gratidão, mas no fundo, suas ações são motivadas pelo desejo de conseguir algo em troca. Normalmente fatores externos influenciam o humor, o comportamento, as emoções das pessoas. Ou seja, elas reagem aos acontecimentos à sua volta, indo do estado de Alegria ao de Inferno de um momento a outro. Mas estas pessoas têm que ser fortes ao ponto de quebrar esse ciclo, esse padrão negativo de comportamento que as arrastam pelas circunstâncias da vida.

Não necessariamente precisamos erradicar os outros estados não ideais de vida e deixar de sentir ódio, alegria, sofrimento e prazer, pois eles fazem parte da natureza humana. No entanto, esses sentimentos podem ser direcionados de uma forma positiva, como por exemplo, sentir ódio pela guerra e ira pelas injustiças.

No entanto, uma pessoa livre do egoísmo experimenta um sentimento de gratidão de lutar pelo bem das demais pessoas e consegue vencer todas e quaisquer adversidades, resultando dessa postura, imensuráveis benefícios. O espírito de gratidão é o cerne da prática da fé e a eterna motivação que proporciona um avanço contínuo e ilimitado para todos aqueles que a manifestam.


Felicidade e gratidão
A única coisa que todos os seres humanos têm em comum é que cada um de nós quer ser feliz, diz o irmão David Steindl-Rast, um monge e estudioso ecumênico. E felicidade, ele sugere, nasce da gratidão. Uma lição inspiradora sobre desacelerar, olhar para onde você está indo, e acima de tudo, ser grato.


Bem, meu assunto é gratidão. Como é a conexão entre felicidade e gratidão? Muitas pessoas diriam: "Bem, isso é muito fácil. Quando se está feliz, sente-se gratidão". Mas pensem novamente. Será que são mesmo as pessoas felizes que são gratas? Todos conhecemos um grande número de pessoas que têm tudo para serem felizes e não são felizes, porque elas querem algo a mais ou querem mais do mesmo. E todos conhecemos pessoas que passam por várias adversidades, adversidades pelas quais nós próprios não gostaríamos de passar, e são profundamente felizes. Elas irradiam felicidade. É surpreendente. Por quê? Porque elas são gratas. Então, não é a felicidade que traz a gratidão. É a gratidão que traz a felicidade. Se vocês pensam que é a felicidade que os torna gratos, pensem novamente. É a gratidão que os torna felizes.


Conexão feliz
Para finalizar esta matéria sobre oração, gratidão e felicidade, vou transcrever por inteiro o capítulo Conexão Feliz (FRANCO, Divaldo. Segue em harmonia. 1. ed./Pelo Espírito Joanna de Ângelis [psicografado por] Divaldo Pereira Franco e comentado por Suely Caldas Schubert. Salvador: LEAL, 2015), pois o considero muito significativo e elucidativo.


"Desde o momento do despertar, após a noite de repouso, vincula-se a Deus através da prece de agradecimento.

Mesmo que tenhas compromisso imediato e o tempo te apresente escasso, poderás dispor de alguns minutos para agradecer ao Celeste Pai a bênção que desfrutaste.

Concomitantemente, recorda que a tua existência é uma dádiva preciosa, uma oportunidade superior para o processo de crescimento interior e que necessitas vivenciar de maneira edificante, sem as perturbações do passado nem as inquietações do futuro.

Sabes que não te encontras a sós e que és custodiado por nobres mensageiros espirituais que são encarregados de auxiliar-te no investimento material.

Atentos, acompanhando-te, inspiram-te e induzem-te à aquisição do melhor, de tudo quanto poderá contribuir para o teu crescimento íntimo. Nem sempre, porém, em face do tumulto que te permites, às distrações a que te entregas, ao cansaço que te toma o corpo e a mente, não consegues captar-lhes as emissões sutis e protetoras do pensamento.

Indispensável criares o hábito de pensar no teu Anjo da guarda, concedendo-lhe espaço psíquico e emocional para o intercâmbio que te facultará sustentação em todas as circunstâncias.

Nunca há escassez de socorro espiritual, tendo-se em vista que as leis que regem o Universo são centradas no amor do Pai Criador.

Mergulhado nos fluidos anestesiantes da matéria, o Espírito encarnado divorcia-se da sua condição original, ficando-se no mundo objetivo, sem flexibilização para a conexão transcendente.

Cria o hábito salutar de pensar na realidade espiritual e passarás a senti-la.

Quanto maior seja o temo de que disponhas para este mister e o ofertes, mais sensibilidade acurada te permitirá perceber, registrar e viver.

Os teus guias espirituais encontram-se a postos para ajudar-te.

Favorece-os com a tua receptividade, mantendo-te vinculado psiquicamente com eles.

Com certeza eles não poderão evitar os testemunhos, os resgates morais que deverás cumprir, no entanto, dar-te-ão forças para os enfrentamentos, inspiração para que o mal não te perturbe nem os maus te aflijam.

Proporcionar-te-ão serenidade, ao tempo em que transmitirão energias saudáveis que propiciam o bem-estar e a paz.

Anota na tua agenda de compromissos diários a vinculação com o Pai e a ligação com esses anjos do amor que anelam por servir, e estão trabalhando em favor de melhores condições para o processo iluminativo das criaturas humanas.

Vives inquieto, vitimado por preocupações desnecessárias que haures nos anseios de conquistas materiais, de soluções de problemas vergastadores e de frustrações angustiantes.

Em vez de permitir-te desânimo ou ira, pessimismo ou revolta, silencia as ansiedades do coração e ora com fervor.

Não te preocupes com as palavras que articularás, nem imponhas o que consideras como tuas necessidades urgentes para que sejam solucionadas pelos Céus. Se o fossem, não crescerias, não desenvolverias valores que estão adormecidos e aguardam o momento próprio para o despertamento.

O que, neste momento, se te afigura como desastroso é o prólogo de edificações que realizarás no futuro.

A prece é uma conversação da alma com o Pai de maneira agradável e positiva.

À medida que ocorre, proporciona inefável alegria, tranquilizando as ansiedades da emoção em desgoverno. Embora seja um recurso de solicitação, também tem o sentido de louvor, de gratulação por tudo quanto acontece no desenvolvimento espiritual dos seres.

Concede às preocupações o temo realmente necessário para o comportamento a seu respeito. Nem sempre acontecem as ocorrência conforme são esperadas.

Expectativas de desconforto, d e litígio, de prazer, de sucesso, não poucas vezes, apresentam-se opostas ao aguardado.

Nos movimentos infinitos da vida, tudo se modifica de um para outro momento. Enquanto uns muitos choram, ou vice-versa, diversos triunfam e incontáveis naufragam, a dor espezinha expressivo número e a saúde triunfa em indivíduos nascem e renascem, outros desencarnam, alguns sorriem inumeráveis ... Tudo passa e cede lugar a novas experiências . Não há imobilidade em lugar algum.

Se conseguires a sintonia com os teus guia espirituais, serás mais afável e jovial, porque irradiarás a energia que deles se desprende em teu benefício.

Perceberás melhor a finalidade de todas as ocorrências durante o teu existir e saberás conduzir a barca em que navegas na direção correta do porto da paz.

Notarás que rejuvenesces e a alegria de viver faz-se presente em todas as horas, mesmo naquelas assinaladas por preocupações inevitáveis que fazem parte do processo de evolução.

Não exteriorizarás vibrações morbíficas que estimulam o surgimento e multiplicação das viroses desgastantes que vêm dizimando a sociedade, vítima dos ódios, das más notícias e dos crimes, ao lado do terrível  pessimismo que se alastra.

Restaura a tua saúde mediante o comportamento espiritual.

Aspirando paz e segurança em Deus, nutrir-te-ás de forças para a harmonia celular e o equilíbrio emocional, fatores essenciais para a saúde real.

Sempre que solicitado a curar alguém, o Mestre inquiria o paciente se acreditava n'Ele, se desejava realmente recuperar-se, o que parecia óbvio.

Essa atitude justificava-se, porque nem todos enfermos legitimamente desejam a saúde ... Com a doença manipulam familiares e amigos, buscam compaixão em vez do amor, desfrutam de ociosidade.

Quando se quer, é diferente, igual a quando se crê, pois que, então, se está disposto à luta e à renovação, ao trabalho de edificação e de liberdade.

Assim procedendo, mantém-te vinculado a Deus, desde o despertar pela manhã, e a tua existência será aureolada pela paz."


Minha gratidão a todos que acessaram o meu blog, se interessaram pelos temas que abordei nesta matéria e puderam compartilhar comigo da minha escrita, dos meus pensamentos, dos meus sentimentos e deles extraíram algo positivo para suas vidas. Muito obrigada! E muita paz a todos!!!




Nenhum comentário :

Postar um comentário