quarta-feira, 4 de março de 2015

A Caminho de Romaria - Santuário de Nossa Senhora da Abadia - Fé, Devoção e a Presença de Deus - Cachoeira do Britador - Blowin' In The Wind







A caminho de Romaria para encontrar a Mãe Gloriosa, Nossa Senhora da Abadia, em sua casa, em seu Santuário,  em momento de fé e devoção, além de muita oração!!! Vem comigo!!!




A fé remove montanhas para quem a tem em grande intensidade. Para isso, antes é preciso subir até a montanha e se encontrar com Deus.


Além de crer em Deus, é preciso assumir a vida com Deus. Temos que ser transparentes e verdadeiros. Temos que praticar o bem. Enxergar o próximo e sermos solidários. A fé nasce em cada um de nós individualmente, mas ganha força na coletividade, porque se propaga através do amor ao próximo.


E, por falar em fé, vou falar sobre o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, também conhecida por Água Suja, uma "estação da fé" do povo católico da região e de grande parte do país, como bem apontou o Padre Márcio Ruback, atual reitor do Santuário, na 1ª edição da Revista "A Voz do Santuário".




Muitos devotos de Nossa Senhora da Abadia vão para lá a pé, cruzando estradas, ou, quando lá chegam, pagam promessas, subindo de joelhos a escadaria da igreja com seus 53 degraus até chegarem em frente da bela imagem da Santíssima Mãe.


A fé nos garante ser possível transfigurar a vida de quem foi despojado de sua dignidade, conforme ressaltado no Semanário Litúrgico-Catequético (Ritos Iniciais) da Missa do 2º Domingo da Quaresma (01/03/2015).


A Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado ("metamorfoseado") e se torna "radiante" no alto de uma montanha.


 Os evangelhos sinóticos (Mateus 17:1-9, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36) e uma epístola (II Pedro 1:16-18) fazem referência ao evento . Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Jesus é então chamado de "Filho" por uma voz no céu - presumivelmente Deus Pai - como já ocorrera antes no seu batismo. A Transfiguração é um dos milagres de Jesus nos evangelhos, diferente dos demais, pois, neste caso, o objeto do milagre é o próprio Jesus. 

Tomás de Aquino considerava a Transfiguração como o "maior dos milagres", uma vez que ela complementou o batismo e mostrou a perfeição da vida no céu .

A Transfiguração é também um dos cinco grandes marcos da vida de Jesus na narrativa dos evangelhos (os outros são o batismo, a crucificação, a ressurreição e a ascensão).



Na doutrina cristã, o fato de a Transfiguração ter ocorrido no alto de uma montanha representa o ponto onde a natureza humana se encontra com Deus: o encontro do temporal com o eterno, com o próprio Jesus fazendo o papel de ponte entre o céu e a terra .



Como bem abordou este tema, Padre Pauilo Bazaglia, disse que:

"A transfiguração de Jesus é a antecipação do corpo glorificado pelo Pai, que ressuscitará o Filho e deixará aberto para todos o caminho da ressurreição. (...) A transfiguração de Jesus é um acontecimento novo, no qual Deus não mais se revela por meio de mandamentos ou leis. Jesus é, ele mesmo, a revelação perfeita de Deus. Seu corpo radiante, portanto, é a própria revelação da glória de Deus. Revelação acompanhada pela nuvem, que representa a presença de Deus, a proteger com sua sombra. E a voz divina, vinda da nuvem, faz a grande revelação: 'Este é o meu Filho amado. Escutem-no!' O Pai se revela no Filho. Escutar o Filho é de algum modo entrar no mistério de Deus, receber sua luz, ouvir sua palavra, continuando em nossa vida as ações de Jesus. A antecipação da glória futura é como uma injeção de ânimo para nós, que por vezes nos cansamos, procurando fazer o bem, mas acabando sofrendo o mal. A luz de Deus transforma, ilumina nosso caminho, leva-nos a trabalhar para que corpos sofredores e maltratados sejam hoje transfigurados em corpos dignos ...".


Deus nos põe constantemente à prova, tal como pôs Abraão, ao determinar que ele sacrificasse a vida do próprio filho, filho único, a quem tanto amava. Abraão, por temer a Deus, quando está prestes a cumprir aquela determinação, foi impedido por um anjo do Senhor que gritou do céu dizendo: "Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único".  E, por não ter recusado ao Senhor, Deus o abençou, bem como os seus descendentes (Gn 22, 1-2.9a 10-13. 15-18).


Por estas razões, não devemos abandonar a Deus, porque estamos sofrendo, mas muito pelo contrário, devemos confiar em Deus, porque ele está no comando e sabe o que é melhor para nós.


Não vivemos no paraíso. Todos nós temos problemas dos mais diversos tipos: familiares, financeiros, no trabalho, de saúde, dor pela perda de ente querido, dentre outros.





Talvez o nosso problema não seja tão ruim assim se comparado com o problema do outro. A partir dessa premissa, precisamos até agradecer, porque existem problemas piores ainda do que os nossos. Então temos que confiar em Deus, ter esperança que algo melhor estará por vir.



Muitas vezes paira em nós um sentimento de impotência, porque não sabemos ou não podemos resolver um determinado problema. Deparamo-nos com um sentimento de aflição e medo. Mas temos que exercitar a nossa paciência e mesmo de resiliência. A vida é uma caixinha de surpresas! De vez em quando sobre nós surge uma nuvenzinha escura e pesada. O que fazer? Eu abro o meu guarda-nimbos (meu guarda-chuva contra tempestades) e continuo a minha trajetória, porque tenho certeza que mais cedo ou mais tarde o sol voltará a brilhar, e eu poderei fechar o meu guarda-nimbos, meu guarda-chuva de tempestades. A  providência divina sempre se manifesta. Muitas vezes uma voz interior nos fala e nos aponta o caminho a seguir, como se fosse o sopro dos anjos. E a gente acaba seguindo a nossa “intuição”. E acaba dando certo e tudo se tranquiliza. Temos que confiar e crer.


 Em João, 11, 25-26, na ressurreição de Lázaro, conversando com Marta, "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"

Se estamos enfrentando algum problema, temos que confiar em Deus e pedir-lhe ajuda. Ele é o nosso Pai e nos quer bem. Trata-se do amor incondicional.


Outro trecho bíblico nos faz perceber que é necessário pedir para Deus escutar nossa aflição e nos atender. A palavra tem poder, quando sincera, quando emana do coração:


"Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome". (João 16, 22-23).


Se compartilharmos a tristeza que assola nossos corações com Deus, com certeza vai acender uma chama de esperança, esperança esta necessária para fazer nossos corações se alegrarem novamente.

Além da ciência e da medicina, há muitas coisas que desconhecemos. Além do corpo, há o espírito, a alma. Além da Terra, há o universo. E nesse universo, ainda desconhecido por nós, orbitam forças e energias poderosas.


Daí a importância de subir até a montanha e ficar mais próximo do céu e de Deus. Entrar em conexão com o divino. Assim vamos nos desvencilhar dos problemas que nos atormentam e encontrar a luz para a sua solução. Sempre há esperança quando se encontra Deus.



Assim, os milagres vão acontecendo, porque Deus está presente.


 Por que tantos fiéis vão sempre à Romaria louvar Nossa Senhora da Abadia? Vão porque obtiveram alguma graça e querem agradecer por isso ou vão porque querem alcançar alguma graça e vão pedir por isso. São pessoas crentes, que creem, confiantes no poder de Deus pela intercessão de Nossa Senhora da Abadia.


 A atuação de nossa Mãe Santíssima não é direcionada para um determinado tipo de pessoa, ela é universal, ou seja, abrange todas as classes sociais, beneficiando com misericórdia e atenção todos que tem fé, que a procuram e suplicam o seu auxílio e proteção.


Nossa Senhora da Abadia
I - Maria, Mãe de Jesus, desde o início da Igreja foi admirada pelos cristãos. Tantas festas, tantos nomes passaram a chamá-la de Nossa Senhora.
II - Por volta do ano 1100, em Portugal, dois eremitas encontram uma imagem de Maria escondida numa gruta. A imagem, mais tarde, foi levada para uma Abadia (Convento). Daí o nome Senhora da Abadia.
III - Os portugueses, vindo para as terras de cá, trouxeram a devoção a Nossa Senhora da Abadia. Imagens, capelas, igrejas e cidades surgiram em homenagem a Ela.
IV - Em 1870 os garimpeiros de Água Suja trouxeram a imagem da Santa para este local. A terra mudou de nome. Hoje é Romaria. Mas os corações são cada vez mais da Senhora da Abadia.


 Histórico
Água Suja
A atual Romaria começou sua existência como povoado, no tempo da guerra do Paraguai, quando alguns garimpeiros, vindos de Estrela do Sul, descobriram aí ricas jazidas de diamante. Em 1867, foi descoberto o primeiro e daí por diante, o córrego "Água Suja", que se desemboca no rio Bagagem, tornou-se célere, emprestando seu nome à povoação que logo foi surgindo com os diamantes.

Nossa Senhora
Seus primeiros habitantes, sempre devotos de Nossa Senhora, como seus antepassados, com grandes dificuldades, iam todos os anos à longínqua Emida de Muquém (norte de Goiás), a fim de cumprir suas promessas e honrar a mãe de Deus, participando da concorrida romaria anual de Nossa Senhora da Abadia.


Capela de Nossa Senhora da Abadia.
Crescendo, porém, a população de Água Suja, crescia também a dificuldade de se deslocarem os devotos até Muquém. Surgiu, então, entre os habitantes, a ideia de se construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Abadia, se os emissários do governo imperial os não viessem incomodar neste recanto, com a designação para o serviço da campanha do Paraguai.
Levaram ao conhecimento de D. Joaquim Gonçalves de Azevedo, bipo de Goiás, a ideia, pedindo licença para que na Capela a ser construída gozassem os peregrinos dos mesmos favores espirituais de que gozavam os de Muquém. O prelado concordou graciosamente.




Capela provisória e Imagem.
No ano de 1870 foi construída uma Capela provisória e deu-se início também ao transporte de material para o futuro Santuário. Providenciaram logo a aquisição de uma imagem de Nossa Senhora da Abadia. Foi encomendada de Portugal. Foi transportada do Rio à Barra do Piraí em lombos de animais. E daí em diante veio de trem e carro de bois, trazida pelo viajante português, Custódio da Costa Guimarães. O povo feliz foi esperar a imagem a algumas léguas de distância do arraial nascente. No encontro do povo com o comboio, a imagem foi benta ali mesmo naquele local campestre. E assim Nossa Senhora da Abadia, rodeada pelos seus filhos e devotos, foi recebida triunfalmente entre aclamações apoteóticas e o espocar dos fogos de artifício, foguetes e morteiros e aos acordes marciais, sendo entronizada na capela provisória.


Santuário Episcopal
Em 1874 pôde já a festa ser celebrada na nova Igreja, ainda em fase de construção. Em 1907 foi-lhe concedido o título de "Santuário Episcopal de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja". Era paróquia desde  o ano de 1872.


Padre Eustáquio.
A 16 de julho de 1925 a paróquia foi confiada à Congregação dos Sagrados Corações. De 1926 a 1935 foi vigário da mesma o Revmo. Pe. Eustáquio Van Lieshout, ss. cc., que faleceu em Belo Horizonte, em 1943, com fama de santidade.
Em 1926, quando o número dos romeiros já ultrapassava a casa dos cinquenta mil, na festa de Agosto, o santo Vigário de Água Suja (hoje, Romaria), Pe. Eustáquio Van Lieshout iniciou a construção do atual e majestoso Santuário. Assim, "Água Suja" tornou-se cada vez ais centro de irradiação da devoção a Nossa Senhora da Abadia.
No dia 31 de março de 1991 - festa da Páscoa -, os padres da Congregação dos Sagrados Corações deixaram Romaria, entregando a coordenação do Santuário ao Arcebispo Metropolitano, Dom Benedito de Ulhôa Vieira.
A festa de Nossa Senhora lembra a sua Assunção aos céus e sua coroação como rainha dos céus e da terra. Suas palavras proféticas na Bíblia são cantadas por todos os cristãos: "Todas as gerações me chamarão bendita, porque o Senhor fez em mim maravilhas". (Lc1, 48-19)



Salmo 62 (63), 2-9
Ó Deus, tu és o meu Deus; procuro ansioso estar na tua presença.
Todo o meu ser deseja estar contigo e a minha alma tem sede de ti, como uma terra cansada, seca e sem água.
Quero ver-te no templo; quero ver como és poderoso e glorioso.
O teu amor é melhor do que a própria vida e por isso eu te louvarei.
Enquanto viver, eu falarei da tua bondade e levantarei minhas mãos em oração.
Minha alma festejará e ficará satisfeita e eu cantarei com alegria canções de louvor a ti.
Quando me deito, penso em ti. Penso em ti a noite toda, porque sempre tens me ajudado.
Na sombra das tuas asas eu canto de alegria.
A tua mão direita me segura bem firme e eu me apego a ti.

Oração de Nossa Senhora da Abadia
Senhora da Abadia, Filha dileta de Deus pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador, Esposa do Espírito Santo. Eis-me aqui, diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a Vós. Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho por vossas mãos de Mãe. Sou todo vosso, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé católica, traindo a Jesus. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho (filha) e guardai-me sob o vosso manto protetor.


 Localização e contato
Para quem quiser visitar o Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja segue o endereço:
Praça da Matriz, 131 - Centro - Fone: (34)3848-1125
Romaria - Minas Gerais - Brasil
CEP: 38520-000
santuariodaabadia@hotmail.com
http://www.senhoradabadia.com.br/


 Você aceitaria orar comigo? Faça sua oração com fé, acreditando que tudo é possível em nome de Jesus.
  


Oração pedindo ajuda e proteção
Soberano Deus e Eterno Pai, me coloco humildemente em sua presença para pedir-lhe que abençoe a pessoa Fulano de Tal (ou a minha pessoa) que se encontra com problemas de saúde ou de dependência química por drogas ou de doenças terminais ou degenerativas ou familiar ou conjugal ou sentimental ou psíquico ou financeiro ou pela dor da perda de ente querido (colocar o problema que o aflige e incomoda).
Que o Senhor com seu poder e glória afaste desta pessoa todos os males e perigos. Que ela encontre luz e paz. Que ela recupere a saúde física e espiritual. E que o manto de Nossa Senhora da Abadia envolva esta pessoa e a proteja das intempéries e tormentas da vida, lhe dando firmeza para trilhar seu caminho, coragem para enfrentar os obstáculos e paciência para solucionar seus problemas.
Que Nossa Senhora da Abadia por sua glória e poder interceda a favor desta pessoa (ou de minha própria pessoa), e a abençoe (ou me abençoe), porque acreditamos em sua bondade e sua força espiritual.
Amém.


Mais leve e com o coração cheio de alegria, depois da visita ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria, voltando para a casa,  no caminho, uma surpresa.


E novamente a presença de Deus se manifestando em sua plenitude, agora na natureza.


No meio da estrada, uma trilha, uma estradinha de terra. Vem comigo e vamos ver o que tem por lá.


Uma pequena queda d'água, formando uma piscina natural de águas cristalinas. Todos se divertindo no calor, nadando e se refrescando.





Descendo uma trilha no meio da mata, mais íngreme, com terra úmida, segurando nos galhos de árvores e descendo com cuidado para não deslizar nas pedras, só escutando aumentar o barulho de água. Cheiro de mato, barulho de água ... Coração pulsando, corpo esquentando.




De repente, eis que surge uma cachoeira.


É a Cachoeira do Britador


Com altura de 30 metros, nível 1,  situada em Indianápolis, a 55 Km do centro de Uberlândia. Saindo de Uberlândia pela BR-365 siga sentido Patrocínio. A cachoeira do Britador é formada pelas águas do Córrego Lajeado, que cruza a BR-365 entre o trevo de Indianópolis e o trevo de Romaria. Após a ponte sobre este córrego, pegue a primeira estrada de terra à direita (para quem segue de Uberlândia a Patrocínio). A cachoeira recebe esse nome por estar próxima a um britador. Este salto está distante 25 km de Indianópolis, sendo apenas um percorrido em estrada de terra. Para chegar a base do salto é preciso percorrer uma trilha de 260 metros entre a mata de encosta, ela é de fácil acesso, porém em alguns pontos é mais inclinada, o que exige cuidado do turista.  


Logo abaixo da queda é formado um poço que pode ser utilizado para o banho. Não existe nenhum tipo de infraestrutura de apoio. Além de roupa de banho, tem que levar comida e água para passar o dia por lá.


Simplesmente maravilhoso!!!





Quanto água!!! Geladinha, límpida e refrescante!!!


Contemplando ... sentindo ... muito bom e prazeroso!!!




A água tem essa capacidade de limpar, de lavar a alma, de purificar.


E Deus está presente neste momento, abençoando a vida, sempre.



Que Deus em sua infinita bondade esteja presente sempre no meio de nós. E quando bater aquela tristeza no coração, olhe para cima, para o céu, e chame pelo Pai. Ele o escutará. Sempre haverá uma luz a brilhar quando se tem fé e esperança. E a solução para o seu ou nosso problema irá aparecer no momento certo através da pessoa certa, porque o Pai nunca abandona o filho. Confia.  Deus está no comando!!!


3 comentários :

  1. Que lindo ver falar sobre a Mãe Nossa Senhora da Abadia.Convido você a conhecer um pouco mais sobre a Festa em seu louvor em Romaria - MG no meu blog. Acesse www.mayaradelfino.blogspot.com.br Te espero lá! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre Nossa Senhora da Abadia é lindo mesmo! É muito gratificante sentir o poder intercessor de Nossa Senhora junto a Jesus Cristo! Para tanto é muito importante mantermos nossa fé, amor e devoção! Obrigada!

    ResponderExcluir