sábado, 4 de abril de 2015

A Páscoa e os Símbolos da Ressurreição (Easter and the Symbols of the Resurrection)







Páscoa significa passagem.  É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Para os judeus, a Páscoa (Pessach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu, do cativeiro no Egito e para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).


Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.  A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. 


Significado da Borboleta




As borboletas pela diversidade de suas cores exercem um grande fascínio sobre o homem. Como elas têm a capacidade de se metamorfosearem, estão associadas à ideia de alma,  celebração,  leveza,  beleza, efemeridade, transitoriedade, ressurreição, renovação, transição, transformação e imortalidade. Na mitologia grega, Psiquê (que significa "alma") foi representada na forma de uma borboleta. 




No cristianismo,  a borboleta representa e simboliza a ressurreição, porque este inseto passa por algumas fases de transição (lagarta - crisálida - borboleta) que correspondem respectivamente à vida, morte e ressurreição. A bela borboleta surge da metamorfose do ovo para lagarta e da crisálida aparentemente sem vida para a borboleta. E esta metamorfose lembra  a passagem da morte para a vida e a nova vida em Cristo. Por isso, na Antiguidade, já era considerado um símbolo da alma, pelo fato de não se extinguir após a morte física.


Significado do coelho




O coelho  é  um  dos  símbolos  da Páscoa, porque se reproduz em grandes ninhadas e representa a esperança da vida após a Ressurreição de Jesus Cristo. E a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.




O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.





Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.


 Significado do ovo





O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz. Outros já costumam esconder os ovos de Páscoa para as crianças procurarem.



Feliz Páscoa!!!






2 comentários :

  1. Oi, GOSTEI DO BLOG! DOMINGO DE PÁSCOA – RENASCIMENTO
    Não me importa se és Ateu, ou que religião professes, mas sim que como ser humano vivas na luz , lembrando que seja quem for, somos filhos do criador.
    E que agora, buscando a verdade, justiça e lucidez em você, haja mais luz a sua volta.
    O seu direito termina aonde começa o do outro, o mundo terá paz quando estivermos em paz. Desejo com toda força do meu ser, que o ser humano tenha conseguido crescer. Eliane Maciel “ALINE”. www.facebook.com/deolho.nomundo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por acessar meu blog e deixar seu comentário com palavras de fé e esperança! Com certeza Jesus é a luz que ilumina nossos caminhos, que nos ajuda a seguir pelas estradas da vida, que nos faz sorrir, que nos enche de amor, que nos acalma, que nos dá força e que nos dá paz!

    ResponderExcluir