sábado, 18 de abril de 2015

Hibisco - uma flor exótica




O hibisco pertence à família botânica Malvaceae. De textura lenhosa e fibrosa, a planta pode chegar a atingir de três a cinco metros de altura, o que a qualifica para ser utilizada como cerca viva


As espécies mais conhecidas são: Hibiscus mutabilis originário da China, Hibiscus rosa-sinensis originário da Ásia Tropical e Hibiscus sabdariffa e Hibiscus schizopetalus originários da África.


Como planta isolada ou em conjunto formando renques, o hibisco é cultivado como planta ornamental, sendo facilmente encontrado em jardins e até mesmo em calçadas. 


No Brasil, há um grande número de variedades e formas cultivadas. Mas é bom lembrar da importância da luminosidade para o florescimento.


Suas flores, formadas durante quase o ano todo, são solitárias e de inúmeras cores, podendo ser simples ou dobradas, de pétalas crespas ou recurvadas e recortadas.




O hibisco floresce o ano todo e gosta de locais quentes e úmidos. Suporta bem terrenos arenosos e dá ótimos resultados em regiões próximas a praias.


Produz flores grandes, em cores que vão do branco ao vermelho, passando pelo rosa, amarelo e laranja. 


Suas flores têm vida curta: as formas simples duram pouco mais de 24 horas e as formas dobradas podem resistir cerca de dois dias.



Como planta isolada ou em conjunto formando renques, o hibisco é cultivado como planta ornamental, sendo facilmente encontrado em jardins e até mesmo em calçadas. 




No Brasil, há um grande número de variedades e formas cultivadas. 



Características como forma e cor, fazem com que a flor do hibisco seja muito visitada pelo beija-flor, que com seu bico arrojado pode beber diretamente do nectário floral sem precisar pousar.




Hibisco, a beleza delicada, a virtude. É também conhecida com o “Mimo de Vênus“, e significa ainda em grego (Hibiscus) Deusa Ísis (egípcia), considerada a deusa da fertilidade. Feminilidade.




É a flor símbolo do Havaí (Hawai).



Em celebrações com temática havaiana, um adereço que não pode faltar entre as participantes é o arranjo floral nos cabelos, uma referência certeira ao paradisíaco arquipélago americano cravado no meio do Pacífico. 




Por lá, a flor preferida pelas mulheres quando querem se embelezar é o hibisco, planta originária da Ásia tropical que tornou-se símbolo do Havaí (Hawai). Por aqui, teria chegado no século XVII, trazida pelos escravos.


 A flor do hibisco ajuda a emagrecer!!!

Descobriram que a flor de hibisco traz muitos benefícios para quem faz dieta. O chá de hibisco acelera o metabolismo, deixando a pessoa mais disposta, e ajuda no emagrecimento.


Benefícios:

Além de estimular a queima de gordura corporal, o chá facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Ele tem antocianina - pigmento da família dos flavonóides -, que tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, além de ajudar na circulação sanguínea, complementa a nutricionista.

O chá consegue potencializar o resultado da dieta.



 Como preparar o chá de hibisco:

Ferva 2 colheres (sopa) do hibisco seco (ou 2 sachês) em 500 ml de água ao fogo por cinco minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe em seguida

Quantidade:

É recomendado apenas três xícaras diárias do chá quente ou gelado (café da manhã e nos lanches das 9h e das 16h)

Adicione aos sucos:


O chá de hibisco não é amargo. Ele tem sabor suave de framboesa. Porém, como o gosto é praticamente imperceptível, vale acrescentá-lo a algumas bebidas, como sucos, leite desnatado ou de soja

Receitas:

Hibisco com maçã, morango e gengibre:

– 2 colheres de hibisco seco
– 500ml de água
– 1/2 maçã
– 1 colher de chá de gengibre ralado
– 4 morangos ou 1 fatia de abacaxi

Hibisco com maçã e morango:

– 2 col. de hibisco seco
– 500ml de água
– 300ml de água de coco
– 8 unidades de uva

Como fazer o chá com as frutas:

Faça o chá, coloque o hibisco na água, espere ferver e coe. Bata a água com as frutas e coe novamente. Deixe gelar e tome 250ml pela manhã


Importante: o chá de hibisco é feito das flores e botões da Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum em jardins. Por isso sempre confira o nome científico da planta do rótulo! 

Para você, uma flor com amor!!!


Um comentário :