domingo, 17 de maio de 2015

O luxo vira lixo



Para onde vai toda essa quantidade de lixo produzido pela humanidade?


Vivemos numa sociedade de consumo. A população aumenta a cada dia mais e, consequentemente, a quantidade de lixo também aumenta. 


E o crescimento não é só do lixo proveniente das sobras dos alimentos e dos recipientes descartáveis, tais como caixinhas, latinhas, saquinhos dentre outros, mas verificamos, ainda, o crescimento do lixo proveniente das sobras dos aparelhos elétricos e eletrônicos, os quais, hoje, se tornaram descartáveis também. 




Trocamos de carro, de computador, de celular, de televisor, de máquina de lavar, de fogão e de muitos outros bens de consumo como se fossem roupas.





Basta surgir um modelo novo com uma proposta de tecnologia mais avançada para descartarmos o aparelho antigo e comprarmos o novo. Passou a ser interessante e um bom investimento ter o último modelo lançado no mercado. 


Imagina! Onde vai ser armazenado todo esse lixo! 


Dizem que existe um platô de lixo submerso no mar. Uma situação que muito me preocupa: essa insustentabilidade do planeta!



Achei interessante a redação feita por Aline Alvim com base no temo proposto pela escola. Discutimos algumas ideias e sugeri o título.


Segue a redação em seus exatos termos, para que possamos refletir e repensar sobre a questão.



O luxo vira lixo

Atualmente o homem está vivendo na era dos descartáveis.  A maior parte dos produtos são utilizados e jogados fora. Mas para onde vai tudo isso?


No dia 22 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Terra. Um dia especialmente criado por Gaylord Nelson, senador norte-americano, como uma forma de protesto contra a poluição na Terra. 


O lixo urbano é uma das questões mais sérias enfrentadas nos dias de hoje e tudo indica que o problema tende a se agravar.


Desde o século passado notam-se os avanços na produção alcançados pelo modelo capitalista, percebido principalmente com o aumento no índice de consumo dos indivíduos. 


Durante alguns anos ser consumista significava ter uma boa posição social e uma renda elevada, apesar de que nos tempos atuais “consumo” se tornou sinônimo de “lixo”, consequentemente “poluição”. 



A dúvida é: o que acontece com tudo o que é descartado, desde a copos de plásticos a resíduos tóxicos?




A resposta é simples. Tudo o que é descartado vira lixo e vai para diferentes lugares, por exemplo: aterros controlados, lixões, usinas de reciclagem dentre outros. 



A diferença entre eles são as vantagens, as desvantagens e o custo-benefício, pois todos os processos demandam investimentos.



A outra questão é: o planeta é capaz de suportar tanto lixo assim?




A resposta é “não”. O aumento do volume de lixo preocupa cada vez mais as pessoas. 


Elas não imaginam o quanto de lixo produzem e que “apenas aquele pouquinho” não vai fazer tanta diferença. O problema é que a maioria dos indivíduos pensa assim. E o “pouquinho” se junta e vira toneladas de lixo. 


Se a quantidade de lixo continuar aumentando consideravelmente, logo o planeta não terá mais destino para os resíduos produzidos pelo homem.


Se o ser humano não criar uma consciência ecológica agora, daqui a alguns anos pode ser tarde demais. 


E nosso planeta Terra pode se tornar simplesmente insustentável!







Nenhum comentário :

Postar um comentário