domingo, 24 de maio de 2015

Perfume de Mulher (Scent of a Woman)




A primeira impressão é a que fica.  E o aroma é a primeira coisa que chama a atenção de alguém quando se aproxima de alguma pessoa ou se entra em algum local, pois a impressão que ele cria é frequentemente mais consistente do que qualquer outro detalhe.

Os antigos gregos acreditavam que os aromas mais perfumados eram meios eficazes de comunicação com os deuses. Por isso conheciam bem a linguagem dos perfumes. Os diversos aromas florais serviam para invocar a paz, a alegria e a sensualidade. 

Procurar impregnar seu espaço com aromas cuidadosamente escolhidos com certeza elevará as suas emoções, inundará o seu corpo de energia e repouso e transbordará a sua alma de alegria. O perfume pode equilibrar o seu humor, tornar sua casa mais aconchegante. Equivale à magia.



Perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma  a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.

O termo perfume provém do latim “per fumum", cujo significado é "por meio da fumaça". Essa analogia com a fumaça explicita o caráter ritualístico (vide o exemplo do incenso) do uso dos aromas.


 “A mulher que não usa perfume não tem futuro”. (Coco Chanel)

Perfume é uma arma poderosa. Pode nos levar ao passado em um instante, transportando-nos para momentos no tempo – os verões passados, a praia, os primeiros beijos, amores antigos.

Algumas mulheres têm um perfume para o dia e outro para a noite; outras mudam de perfume a cada estação. Algumas experimentam um novo aroma toda vez que uma celebridade acrescenta o nome a ele; outras usam o mesmo perfume desde os 16 anos.

Há quem ache que é melhor encontrar uma marca de perfume e aderir a ela, para quando aquele amor antigo entrar no elevador e sentir seu perfume se lembrar daquela que deixou partir ...

Mas evite estes cheiros: perfumes fortes, nem que sejam bons.

Vinhos e perfumes estão conectados. Para escolher tanto um quanto outro é preciso ter os sentidos aguçados, apurados, seja o olfato, seja o paladar. Da mesma forma que é necessário um sommelier de vinhos para degustá-los, prová-los e interpretá-los, também é necessário um sommelier de fragrâncias para nos indicar um bom perfume e o porquê ele é um bom perfume.



 O aroma é capaz de retratar a personalidade de uma pessoa, seus gostos e até suas fantasias.



O perfume é um item tão importante para o inconsciente feminino e mexe com o imaginário masculino.


E por falar em perfume, lembrei-me de um filme que toca nesse ponto de forma sutil e poética. Um detalhe dentre tantos que realça a beleza do filme Perfume de Mulher (Scent of a Woman, 1992) com Al Pacino se revela “quando o Tenente-Coronel sente o cheiro de uma mulher e a identifica pelo que ela usa. É o que sobra a ele, amante insaciável, sem a possibilidade de olhar para as belezas que tanto guarda na memória. Sentir. A cena do tango ganha força se vista por esse lado, pois independe de beleza, ao mesmo tempo a extrapola. A dança é movimento, sentimento. Cheiro e atitude. É um dos grandes momentos para Frank, que eleva o título do filme, Scent of a Woman, a um patamar muito maior do que o perfume literalmente falado. Esse perfume é a essência de uma mulher, algo muito mais amplo, aquilo que poucos conhecem e reconhecem, e Frank certamente é um especialista, que sabe glorifica-las, cada uma com sua essência particular” (Rodrigo Cunha, crítico de cinema, Cine Players).

Assista esta cena. Bela!: Perfume de Mulher (Scent of a Woman)


Um dos mais importantes estilistas franceses, Christian Dior, tinha uma frase que ilustrava bem a forte relação de uma mulher com sua fragrância preferida. Ele dizia: "O perfume de uma mulher revela mais sobre ela do que sua caligrafia". Isso porque a letra é uma das ferramentas mais poderosas para se identificar traços da personalidade de uma pessoa. 


Eu adquiro um perfume pela expectativa que ele me oferece – um sonho, um desejo. Achei muito interessante a descrição destes três perfumes: Trésor La Nuit, Escada Elixir e Deo Colônia Bemglô.


Trésor La Nuit da Lâncome



Benefícios:
“Uma noite sensual, quando os amantes se entrelaçam no amor absoluto”.

Descrição:
“Uma noite sensual, quando os amantes se entrelaçam no amor absoluto. O primeiro afrodisíaco gourmand criado para Lancôme por duas estrelas da perfumaria francesa como a nova visão do amor no século 21. Trésor La Nuit nasce de um enigma fascinante. Um conto infinitamente poético de duas estrelas irresistivelmente atraídas em direção a outra, a ponto de uma colisão. Este fenômeno raro, ocorrendo apenas uma vez a cada 100 anos, cria uma chuva de partículas que se reagrupam em contato com a atmosfera para criar gradualmente uma substância conhecida como diamante negro. Raro e intenso, magneticamente colorido, esta incomparavelmente bela joia de mistério puro nasce de um trovão estelar. Uma nova fragrância composta das mais raras matérias-primas: um coração sedutor de essência de rosa negra com uma pitada afrodisíaca da mais cobiçada baunilha dos gourmets, a baunilha extraída da Orquídea Tahitensis Absoluta sob uma capa misteriosa de incenso, Essência de Papiro, Praline e Lichia. Uma pedra preciosa cintilante e radiante, sua transparência revela toda a sedução de uma fragrância delicada e sensual. Adornado por uma rosa negra em cetim ao redor de sua tampa, elevando ainda mais o poder de sedução absoluta deste tesouro da feminilidade. A fragrância simplesmente irradia puro desejo e feminilidade. Elegância francesa demonstrada através de cada detalhe do frasco. Um perfume afrodisíaco tão eterno quanto o amor absoluto”.

Escada Elixir



Especially Escada Elixir é o novo Eau de Parfum intenso da Casa Escada.  Uma fragrância intensa que incorpora felicidade e sofisticação, Elixir é inspirado na mulher Escada que é corajosamente elegante, que irradia feminilidade, confiante e alegre, iluminando os lugares com o seu sorriso e energia. Notas de saída: Toranja, pera e ambreta. Notas de coração: Rosa turca, ameixa, ameixa seca e ylang ylang. Notas de fundo: Patchouli, âmbar, madeira de cashmere, almíscar branco e baunilha do Madagascar.”

Deo Colônia Bemglô da Avatim

Um perfume mais docinho e sedutor.



Descrição:
“A linha ‘Banho de Sereia’ tem a suavidade floral das Orquídeas e Belladonas, unida ao quente aroma dos amadeirados, aqui representados pelas essências de Mel e Incenso. É suave e marcante ao mesmo tempo, podendo ser utilizada em qualquer ocasião. Lembranças, momentos e emoções fazem parte da vida e da poesia que ela nos traz. Deixe-se inspirar pelas oportunidades que surgem a cada novo dia com um aroma que une a suavidade floral de orquídeas e belladonas ao quente aroma dos amadeirados, aqui representados pelas essências de Mel e Incenso. Espalhe esse cheiro sobre a pele e redescubra a poesia como uma arte para ser feliz!”

Para conhecer um pouco mais de notas e famílias olfativas, você pode acessar o seguinte link: notas e famílias olfativas


Vamos brincar?

Um teste! Qual perfume combina com você?

Na minha primeira tentativa saiu Amor Amor (Cacharel), Angel (Thierry Mugler) e 212 Sexy (Carolina Herrera). Fragrâncias orientais com notas de baunilhas, especiarias e incenso, me fazendo uma mulher inesquecível e desejada. Ops! Será?! Tenho que experimentar estas fragrâncias!

Faça você o teste. Entre neste link e se divirta: Qual o tipo de perfume combina com você?


Finalizando, uma letra, uma música, uma poesia ...



“Se soubesses como eu gosto do teu cheiro, teu jeito de flor, não negavas um beijinho a quem anda perdido de amor.” (Tom Jobim) 





Nenhum comentário :

Postar um comentário