sexta-feira, 19 de junho de 2015

Bolo de banana, açúcar de coco e canela com chá de moringa - natural e nutritivo!


Não sou uma participante do “MasterChef”, sequer tenho essa pretensão.


Mas gosto de experimentar receitas com baixo índice calórico e com baixo índice glicêmico, porque, afinal, somos o que comemos, de acordo com o pai da Medicina, Hipócrates, há 2500 anos, e o nosso corpo é o templo de nossa alma, como ponderou Iyengar. Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são"), famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. Portanto, temos que cuidar da nossa alimentação. A nossa saúde agradece!

Experimentei essa receita de bolo, fiz algumas modificações e acho que deu certo. Ficou saboroso. Considerados os ingredientes, o bolo tem por finalidade dar aquela sensação de saciedade e prazer na hora da degustação. Para quem está numa dietinha forçada. Ajuda!

Vamos lá para a receitinha!


Primeiramente é preciso ter um liquidificador potente. A massa é mais consistente.

Receita de bolo de banana, açúcar de coco e canela

Ingredientes:

02 ovos pequenos caipiras ou orgânicos
½ chávena de açúcar de coco (ou mascavo)
½ xícara d óleo de canola (ou soja ou de coco)
01 chávena de farinha de banana verde
01 chávena farinha de arroz
01 chávena de leite (pode ser leite de soja)
03 bananas pratas (ou nanicas)
01 colher de sobremesa de canela
01 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:


Bata tudo o que for mais líquido primeiro. Bata primeiro os ovos, o óleo, o leite, as bananas, a canela e o açúcar. Acrescente a farinha de banana e a farinha de arroz. Bata bem. Se precisar, desligue o liquidificador e misture a massa com a ajuda de uma espátula ou colher, porque a massa fica mais consistente e pesada. Pode colocar mais um pouquinho de leite, se quiser, para poder facilitar e poder continuar a bater a mistura. Junte o fermento em pó e mexa até dissolvê-lo. Despeje a massa numa forma untada com óleo.  Asse em forno médio até dourar.


Para acompanhar:

Minha sugestão é o velho e tradicional chá mate. Mas podemos incrementá-lo.  Dessa vez, experimentei (e deu certo!) o chá mate com folha de canela e folha de moringa.


Sugestão:

Quem quiser adocicar mais o bolo, pode colocar por cima da fatia um pouco de adoçante em pó e salpicar com canela em pó.

  
Modo de fazer o chá mate com canela e moringa:

Ferva a água com as folhas de canela e as folhas da moringa. Desligue o fogo. Acrescente a erva-mate. Abafe por alguns minutos. Depois coe. Adoce a gosto.

Propriedades da erva-mate:


Possui cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, e por isso atua como antioxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco.

Para que serve a erva-mate:

É útil para emagrecer, combater o colesterol mau e aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir a taxa de glicose no sangue, saciar a fome, estimular a função cerebral, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão, limpar a pele e é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

Valor nutricional da moringa:




Suas folhas são consideradas um “superalimento”.  A Moringa oleifera contém mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias anti-inflamatórias e 18 aminoácidos, inclusive os 09 aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo humano. As folhas frescas contêm nutrientes na seguinte proporção:

- 07 vezes mais vitamina C que a laranja; 17 vezes mais cálcio que o leite; 10 vezes mais vitamina A que a cenoura; 15 vezes mais potássio que a banana; 02 vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi); 25 vezes mais ferro que o espinafre; vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno. Minerais presentes: cálcio, fósforo, ferro, potássio, selênio e zinco.

Uma preciosidade riquíssima em vitamina A. "Surgiu na África, foi para a Europa e, em seguida, para os Estados Unidos e para a Ásia. Dos Estados Unidos passou para o Brasil", conta o doutor Warwick Estevam Kerr. 

Finalidades terapêuticas da moringa:


As folhas da moringa e as sementes possuem propriedades antibacterianas, servindo para combater doenças da pele, do sistema digestivo e das articulações (artroses, artrites, lombalgias dentre outras), reduzindo os processos inflamatórios.


As folhas da moringa são usadas como verdura misturada ao arroz para prevenção contra doenças oftalmológicas. Podem ser consumidas com o feijão e batidas com sucos diversos. Suas folhas são utilizadas em escolas públicas de Uberlândia, Minas Gerais, graças ao trabalho desenvolvido pelo Prof. Warwick Estevam Kerr, entusiasta das propriedades desta planta.


Acabei plantando uma muda de moringa depois de saber de seus inúmeros benefícios. 

Benefícios da canela:


A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.

Além disso, o alimento possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados.


Aprovado! Vamos degustar?
  





Nenhum comentário :

Postar um comentário