sábado, 15 de agosto de 2015

Yoga - Saudação ao Sol – 108 Suryas Namaskar - Sun Salutation


As origens da Yoga



Yoga significa união. A palavra Yoga vem da raiz sânscrita yuj, que significa atrelar, unir, juntar. E o praticante de yoga visa alcançar três estados: a união consigo mesmo, a união com outros seres e a união com o divino.

Yoga é uma palavra masculina, e na Índia, bem como no sânscrito, pronuncia-se o Yoga, com a letra "o" fechada. ("Yôga"). É comum encontrar a palavra Yoga escrita com "I", ou referida no gênero feminino, pois já foi vernaculizada nos dicionários de língua portuguesa como Ioga.

Mitologicamente, a Yoga foi cantado nos Puranas (fábulas e lendas), que afirmam que certa vez o Deus Shiva (um dos aspectos da trindade hindu) ensinava sua esposa Parvati as posições: (ássanas) da Yoga a beira de um lago e um peixe (matsya) que observava Shiva e Parvati praticando os exercícios, os imitou e evoluiu até se transformar em Homem.

A Yoga propriamente começa a partir do momento em que há a "parada dos pensamentos" (Yoga chitta vritti niroddhah), e o praticante passa a desfrutar da meditação (dhyana) e atinge o objetivo máximo da Yoga, controlando a vontade, suprimindo totalmente os movimentos, mecanismos e modificações da psiquê. Atinge-se, dessa forma, não somente a suspensão das ideações, como também a libertação dos estados condicionados da consciência, tendo-se, a partir de então, controle sobre as atividades do espírito. Sendo assim, a parada total das atividades mentais possibilita ao praticante atingir a consciência absoluta e incondicionada.

Bagavadguitá, também conhecido pela grafia Bhagavad-Gita (em sânscrito: भगवद्गीता, transl. Bhagavad Gītā, "Canção de Deus") é um texto religioso hindu. Faz parte do épico Maabárata, embora seja de composição mais recente que o todo deste livro. Na versão que o inclui, o Maabárata é datado no século IV a.C.. O Bagavadguitá é a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo.


Bhagavad-Gita está para a Índia assim como o Evangelho de Jesus esta para o Ocidente. Este livro faz parte de um Itihasa, ou melhor, uma grande epopeia chamada Mahabharata que descreve uma batalha, e o  Bhagavad-Gita, por sua vez, é  um capitulo deste grande livro.

Bhagavad-Gita situa-se, portanto, no período pré-clássico da Yoga e afirma três caminhos (Yogas) para a liberação: Jiiana (do conhecimento), Karma (o da ação) e o Bhakti (da devoção). Isto esta de acordo com a ideia de que o homem é uma unidade de cabeça, mão e coração, ou os aspectos cognitivo, volitivo e afetivo.





Reverenciando Shiva ...


Om Namah Shivaya
Shiva Om Namah

Om
Todas reverências e agradecimentos ao supremo Senhor Shiva, o grande mestre dos yogues.
Om

“Grupo 108 Suryas”
Grupo 108 Suryas



“Grupo 108 Suryas” - o grupo conta com 08 membros: Ronaldo Filho, Tainah Marques (idealizadora), Diana Salles Sampaio, Maira Pereira, Adilson J. de Assis, Silvana Macedo, Lívia Echter e Adriana Alvim.

“Grupo 108 Suryas”



“Grupo 108 Suryas” - a ideia é da professora Tainah Marques. E este grupo aceitou o desafio das 108 Saudações ao Sol. E vamos chegar até lá! A proposta é ir aumentando gradativamente. Em um sábado por mês este grupo se encontra pela manhã para fazer este vinyasa. O local do sábado do dia 30/05/15 foi o Suddha Dharma Mandalam em Uberlândia (Brasil), com a presença do professor Ronaldo Filho e das alunas/praticantes, Adriana Alvim, Diana Salles Sampaio e Silvana Macedo. A filmagem ficou por conta de nossa amiga Carmen Lúcia (nossos agradecimentos!).




Surya Namaskar ou Saudação ao Sol é uma série de 12 posturas de yoga que energiza a região do plexo solar. O plexo solar é um centro importante do corpo e está conectado a muitos canais de energia.


Fazer 108 Saudações ao Sol não é tão fácil quanto parece, pois a sequência específica de ássanas que compõem esse vinyasa (técnica que combina os ássanas, posturas corporais psicofísicas, e o pranayama, exercícios respiratórios) trabalha de forma intensa com toda a musculatura corporal. Perdemos muitas calorias nessa prática! Mas a recompensa sem dúvida é a energia que você sente fluir em todo o seu corpo. O Sol é nossa fonte de luz e de vida.



Segundo Swami Satyananda Saraswati “... o Surya Namaskar aumenta o fluxo da energia sutil no corpo e desimpede as nadis”. Quando praticado de forma dinâmica, estimula pingala nadi (canal de energia do lado direito do corpo – solar e masculino) trazendo mais energia e disposição, e, praticando a sequência mais lentamente, estimula ida nadi (canal de energia do lado esquerdo do corpo – lunar e feminino), desenvolvendo o estímulo mental e, ao mesmo tempo, a tranquilidade. Essa prática de vinyasa, na verdade, traz uma variedade enorme de benefícios. Cada ássana acentua o fluxo do prana para cima e para baixo, removendo os bloqueios, realizando uma canalização construtiva da energia que flui nos nadis (cerca de 72.000 canais sutis de energia que estão espalhados por todo o corpo).

Revigorante e revitalizante! Esta série de ássanas do  Surya Namaskar nos ajuda a contemplar a energia divina do Sol que brilha em nosso interior.


Ao fazer o Surya Namaskar é importante trabalhar com a respiração, coordenando a inspiração (puraka) com a  expiração (rechaka). Ao elevar a cabeça ou as mãos deve-se inspirar, e ao abaixar a cabeça ou as mãos deve-se expirar.

O número 108 é muito significativo para a tradição hindu. A prática de 108 suryas indica o início ou o fim de um ciclo. O número 108 é sagrado. O diâmetro do Sol, por exemplo,  é 108 vezes o diâmetro da Terra, a distância média da Lua para Terra é de 108 vezes o diâmetro da Lua, e o japamala  (espécie de rosário indiano) que auxilia na contagem da recitação de um mantra, é composto por 108 contas. Segundo a filosofia yogi, ao se completar o circuito de 108 repetições de um japamala, alcança-se um estágio superior que ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesmo.

A prática regular da Saudação ao Sol oferece uma série de benefícios interessantes para cada parte do corpo. Praticar a Saudação ao Sol diariamente ajuda a equilibrar as três constituições – Vata, Pitta e Kapha – das quais o corpo é feito. Os benefícios da Saudação ao Sol são tonificar o corpo, equilíbrio do sistema nervoso e emocional, a estabilização do ritmo respiratório e a ativação da circulação de sangue na coluna vertebral, além da expansão das articulações e o fortalecimento dos músculos.

A Saudação ao Sol é conhecida como o exercício corporal completo. Sua prática é sagrada e recompensante! Junte-se a nós!!!








Origem do Surya e sua beleza

A bela sequência chamada Saudação ao Sol celebra o nascer de cada dia e traz leveza e felicidade para o coração.

Uma lenda hindu relata que, há cerca de 300 anos, um sábio que sofria de hanseníase orou a Surya, o deus Sol, para obter a cura.

Ele foi inspirado a escrever oito versos em sânscrito para agradar ao deus, considerado fonte da vida e força que anima nosso corpo.

Quando terminou o último, estava completamente sem sintomas da doença. Por causa desse fato, os hindus acreditam que, para obter saúde, deve-se reverenciar Surya, permanecendo em pé sob o Sol, com as mãos unidas em forma de oração e os olhos fechados.

Essa é uma das muitas histórias que contam a origem da Saudação ao Sol (tradução literal do sânscrito surya namaskar), uma das sequências de movimentos mais belas da yoga.

Ainda segundo a ótica hindu, saudar o astro significa honrar tanto o Sol interior quanto o exterior, a força criativa do Universo que os iogues acreditam irradiar dentro e fora do corpo.

Diz a lenda que o Sol fica tão agradecido que um de seus raios vem habitar o plexo solar do praticante, dando calor, saúde e alegria.

O encadeamento das posturas da Saudação ao Sol pode variar entre as diferentes linhas e tradições dessa filosofia milenar.

Dentro da ashtanga-vinyasa-yoga - ramo que trabalha seis séries fixas de posturas progressivamente mais exigentes - o Surya Namascar é formado por uma sequência de 12 posturas, que formam um fluxo contínuo.

No entanto, em todas elas a sequência é executada como um aquecimento, antes dos demais ássanas que fazem parte da prática.

Cada movimento simula a posição dos ponteiros de um relógio imaginário e se propõe a desenvolver no praticante uma virtude - por exemplo, felicidade, compaixão ou lealdade.

Ele também contrabalança o anterior, alongando o corpo de maneira diferente e alternando exercícios de expansão e contração respiratória.

Uma volta completa da Saudação compreende duas sequencias - uma é feita começando com a perna esquerda e a segunda com a perna direita.

Por ser considerada uma profunda saudação espiritual ao Sol, ela costuma ser realizada por volta das 6 horas, quando o astro começa a nascer.

Nesse horário, a energia prânica está mais pura, mais sutil, e atua melhor no metabolismo, gerando maior disposição, vitalidade e equilíbrio.

Embora esse seja o horário ideal, o Surya Namaskar, pode ser praticado em qualquer outro momento, sem perda de benefícios.


Existe apenas uma restrição: ela só deve ser feita com o estômago vazio ou semivazio, para evitar enjoos e mal-estar.

Para quem está iniciando, a prática deve ser moderada e gradual, com poucas repetições.

Como tudo que diz respeito à yoga, ela deve ser feita devagar e com consciência, com a atenção voltada para o que se passa dentro de você.


Tente sincronizar cada movimento com a respiração para aguçar a mente e aquietar os pensamentos.

Neste pequeno vídeo, para crianças ou adultos, fica muito simples visualizar o passo-a-passo de Surya Namaskar. Aperte o play e comece …


  
Passo a passo do Surya Namaskar…

  
No dia 7 de Abril de 2012 em torno de 1,3 milhões de pessoas ao redor do mundo aceitaram o Desafio Yogathon - 108 Saudações ao Sol em uma sessão e milhares de pessoas completaram também.


Surya Namaskar, ou Saudação ao Sol, é uma série de 12 posturas de yoga que energiza a região do plexo solar. O plexo solar é um centro importante do corpo e está conectado a muitos canais de energia.



A prática regular da Saudação ao Sol oferece uma série de benefícios interessantes para cada parte do corpo. Essas poderosas posturas de yoga têm um grande impacto sobre o coração, fígado, intestinos, estômago, peitoral, garganta e pernas. Ela purifica o sangue e aumenta a circulação sanguínea pelo corpo, garantindo o funcionamento correto do estômago, intestinos e nervo central.


A Saudação ao Sol é um ótimo jeito de exercitar todo o corpo, acalmar a mente e nos sentirmos gratos à nossa reverenciada fonte de vida, o Sol.



“Ó tu, fonte de toda a vida, penetra na minha alma e purifica-me de corpo e de espírito, que todas as sombras que estão em mim se dissolvam,  que a harmonia cósmica penetre todas as minhas células. Tu és o pai do meu espírito, o fim último da minha essência é irradiar à tua semelhança.  Decidi ser um Sol. Que assim seja!” Faraó Akhenaton.






Para a cultura indiana, a simbologia do sol, a expressão de fogo e luz simboliza a sabedoria e conhecimento de nossa essência. E, ao reverenciar o Deus Sol, é buscar a luz na consciência, dissolvendo o caminho da própria ignorância. Ao executar a sequência de posturas o praticante estimula o fogo digestivo (agni), elemento estimulado pelo manipura chakra, ligado ao plexo solar, responsável pela digestão e assimilação de nutrientes, também estimulando a purificação e desintoxicação do corpo.


Chakra do Plexo Solar – Terceiro Chakra – Manipura



Chakra: Manipura. Chakra do umbigo. Fogo




Chakra do Plexo Solar, Terceiro chakra, o plexo solar é também chamado de Manipura e Chakra solar. Em sânscrito significa “Cidade das Joias”. É o chakra da razão e da lógica, sendo o centro do intelecto no sentido energético, nos levando à compreensão e ao controle das emoções. É ele quem nos proporciona o sentimento de satisfação e contentamento e o poder pessoal, promovendo autoaceitação e uma boa relação com o mundo exterior e interior. Quando a Kundalini é ativada no seu ponto, nos torna equilibrados e completos, em todos os níveis existenciais, nos tornando pacíficos e generosos, nos amparando na nossa evolução. Quando ativado, nos conduz à retidão e à moralidade, sendo também o chakra da ação e da autoestima. Nele acontecem as trocas energéticas entre os seres, além da assimilação energética dos alimentos, portanto, também promove a autocura.

Localização: Situa-se na zona do estômago, na altura do baço, acima do umbigo e abaixo do coração. 

Posição: No umbigo. Plexo solar.

Glândula: Pâncreas.

Rege fisicamente: Abastece o baço que é o órgão purificador do sangue, estômago, pâncreas, fígado, diafragma, vesícula biliar, todo o sistema digestivo, vitaliza o corpo sutil através da absorção do Ki do Universo e influencia o sentido da visão.

Natureza: Pessoal.

Associa-se a: atributos positivos: autocontrole, comando, energia, vivacidade, humor, imortalidade, poder pessoal e transformação.

Aspectos: Poder pessoal. Emotividade. Afetividade pessoal. Estímulo intelectual. Raiva, impulsividade.

Atributos negativos: medo, ira, ódio, raiva, abuso e exagero.

Doenças: Problemas no aparelho digestivo e do metabolismo. Funções: metabólicas, digestivas e emocionais.

Disfunções: Doenças do estômago, pâncreas, fígado, vesícula e baço.

Sentimentos: estafa, cansaço, fraqueza, tristeza, generosidade, alegria e autocontrole.

Cor: amarela. Com qualidades purificadoras auxilia o sistema de metabolismo, é cauterizante, desinibidor e fortificante. É a cor da sabedoria, de raciocínio e traz o brilho pessoal.

Elemento: Fogo,  representa o metabolismo, a temperatura corpórea, o calor interno da digestão, auxilia na assimilação tanto dos alimentos quanto das emoções e ideias. Sem esse elemento ficamos tensos, irrequietos e agressivos.

Pedras: Ouro, olho de tigre, âmbar e jade.

Mantra ou Bija Mantra: RAM

Número de raios: 6.

Nota musical: Mi.



Maratona dos 108 Suryas



Surya Namaskar = Saudação ao Sol.

Surya = sol.

Namaskar = saudo – saudação em direção à santidade de luz.



A proposta é usar técnica de 108 saudações ao sol para entender essas oscilações mentais através do seu corpo físico e focar a mente sensorial em algo mais sutil. Tapas significa disciplina, força de vontade e austeridade. Os benefícios da Saudação ao Sol são tonificar o corpo, equilíbrio do sistema nervoso e emocional, a estabilização do ritmo respiratório e a ativação da circulação de sangue na coluna vertebral. Além da expansão das articulações e o fortalecimento dos músculos. Para público em geral sem restrições físicas.



No sábado do dia 15/08/2015 o “Grupo 108 Suryas”, que tem como idealizadora a professora Tainah Marques, contou com a participação do professor Ronaldo Filho e as praticantes Diana Salles Sampaio e Adriana Alvim.



Depois de uma maratona de Suryas, dessa vez 72 sequências da Saudação ao Sol, estamos nos sentindo energizados e felizes!!! Missão plenamente cumprida!!!



A sequência

1. Pranamasana. Exalar. Em pé, corpo ereto, mãos à frente do peito em Pranama-mudra. Como é a primeira e a última postura da série, marca o início e o fim da passagem do Sol desde o nascente até o poente e representa a paz, a tranquilidade e a beleza do nascer e do pôr-do-sol. Como este ássana é feito com a exalação, ele indica a introversão. Induz a um retorno para dentro de nós mesmos. Acalma o centro do coração (Anahata Chakra).



2. Hasta-Uttanasana. Inalar. Eleve os braços, estirando o corpo para o alto com abertura peitoral. Promove a abertura e a expansão do tórax. Simboliza o homem atraindo a energia do Sol nascendo.





3. Pada-Hastasana. Exalar. Em um movimento contínuo, exale e incline o tronco para frente até que as mãos possam segurar os tornozelos e o peito tocar as pernas. Este ássana representa o equilíbrio da extroversão causada pelo dia-a-dia.




4. Asva-Sancalasana. Inalar. Leve a perna direita para trás, coloque o joelho no chão e mantenha o pé esquerdo entre as mãos. Alinhe todo o corpo, formando uma linha entre o joelho esquerdo e o quadril esquerdo, como também o calcanhar esquerdo na mesma linha do joelho esquerdo. Fortalece a base, dando estrutura interna para abrir-se para uma visão mais clara e límpida da realidade das coisas.










5. Santolanasana. Reter com os pulmões cheios. Estique a perna direita, tirando o joelho do chão, e leve a perna esquerda para trás, colocando o corpo numa linha reta, sustentando-o com as mãos e os pés. Procure alinhar ombro, quadril e arco do pé em um único seguimento. Este ássana provê a força interior e a capacidade de revigorar a energia pela retenção com pulmões cheios. Promove a força interior com fruto do fortalecimento do plexo solar.




6. Astanga-Namaskara. Exalar. Ao exalar, leve joelhos, peito e queixo ao chão. Acentua a curvatura normal da coluna e conduz sangue adicional para a coluna, ajudando a rejuvenescer os nervos. Representa o Sol quando está no seu período mais vulnerável – período de inércia ou Tamas, quando o homem sente necessidade de descansar, dormir.




7. Bhujangasana. Inalar. Ao inalar, eleve a cabeça e o peito do chão, mantendo o ventre no solo, braços semiflexionados e pernas alinhadas, com os calcanhares unidos. É o melhor ássana de compressão da coluna, pois comprime cada vértebra, desde a região sacra até a cervical. Representa o despertar do homem, saindo da inércia.



8. Adho-Mukha-Svanasana. Exalar. Ao exalar, apoie as mãos firmemente contra o solo, eleve os quadris e estique as pernas até que os calcanhares toquem o chão, se for possível. Braços esticados, cabeça alinhada com os braços, e a coluna deve se manter reta, mesmo que para isso as pernas sejam levemente dobradas e os calcanhares afastados do chão. Fisicamente, estira todos os músculos e nervos costais e fortalece braços, penas e coluna. Representa a introversão e promove o equilíbrio entre as forças externas.





9. Asva-Sancalasana. Inalar. Ao inalar, traga a perna direita lá de trás e coloque-a entre as mãos. Alinhe todo o corpo, formando uma linha entre o joelho direito e o quadril direito, como também o calcanhar direito na mesma linha do joelho direito.





10. Pada-Hatasana. Exalar. Em um movimento contínuo, exale e traga a perna esquerda para frente, colocando o pé esquerdo na mesma linha do pé direito, segure os tornozelos, estique a coluna e traga o peito para tocar as pernas.




11. Hasta-Uttanasana. Inalar. Eleve os braços para cima e para trás, estirando o corpo para o alto com abertura peitoral.

  


12. Pranamasana. Exalar. Ao exalar, traga as mãos unidas  à frente do peito em Pranama-mudra (Mudra de Oração), em que as palmas estão unidas e o  lado positivo do corpo (direito ou masculino) e o negativo (esquerdo ou feminino) são neutralizados, numa união com o Supremo, com o Divino, aumentando a cura dentro de nós.



De corpo e alma

As técnicas da Yoga procuram, portanto, uma desintoxicação do organismo através dos ássanas (posições), pranayamas (exercícios respiratórios, mantras (vocalizações), bandhas (contrações de plexos e glândulas, mudras (gestos) e shavasana (relaxamento), para liberar a energia.

E nada melhor do que ter um dia do ano para divulgar a Yoga. Em minha cidade foi realizado um evento maravilhoso idealizado e coordenado pela professora Tainah Maques.






Comemoração do Dia Internacional da Yoga em Uberlândia - Oficina Cultural 

No dia 21/06/2015 o mundo celebrou o primeiro Dia Internacional da Yoga, dedicado a promover esta disciplina antiga e seus princípios de paz, harmonia e respeito pela natureza.

Paris - France - Tour Eiffel

O dia 21 de junho marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte. É dia mais longo do ano neste hemisfério e tem significado especial em muitas partes do mundo.

Na perspectiva da Yoga, o Solstício marca a transição para o Dakshinayana. Além disso, a primeira lua cheia após o solstício é chamada de Guru Poornima, onde é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual em que são homenageados os Gurus, que são os transmissores do conhecimento da Yoga). De acordo com a tradição yogi, a primeira transmissão do conhecimento da Yoga foi feita neste dia por Shiva, o primeiro Guru. O solstício também é considerado uma data especial, quando as influências cósmicas tornam favoráveis às práticas espirituais.

A data comemorativa foi aprovada no ano passado pela ONU, por proposta do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, participando do evento


Naquela ocasião, Modi citou os benefícios da yoga sobre a saúde e o bem-estar das pessoas e disse que a prática poderia ajudar a resolver os grandes desafios que a humanidade enfrenta, incluindo as mudanças climáticas.

Em dezembro, a proposta foi aprovada em voto unânime dos 193 países-membros da ONU, dando origem às celebrações deste domingo.

A Resolução 69/131 da ONU (que cria o Dia Internacional da Yoga, reconhece que a Yoga proporciona uma abordagem holística da saúde e bem-estar, e que uma maior conscientização sobre os benefícios da prática de Yoga seria benéfica para a saúde da população mundial.

Reconhece que a saúde global é um objetivo a ser desenvolvido em longo prazo e requer a cooperação internacional por meio do intercâmbio de melhores práticas que visem a construção de um melhor estilo de vida individual. O Dia Internacional da Yoga ajudaria indivíduos e populações fazerem escolhas mais saudáveis ​​e seguirem padrões de vida que promovam a boa saúde.

Para comemorar, a ONU e o governo da Índia realizaram eventos em várias partes do mundo, que incluíram aulas de yoga e práticas livres em espaços públicos, além de palestras sobre o tema.

Participants of the 21st June International Day of Yoga rehearsing at Rajpath, during dress rehearsal





O conhecimento da Yoga é eterno. Essa antiga sabedoria ultrapassou o impacto das mudanças através dos tempos e é tão relevante hoje como há 5000 anos atrás.

A Yoga continua a beneficiar a humanidade como um farol que guia a uma vida mais saudável e feliz. A universalidade e relevância da Yoga são inquestionáveis e transcende as barreiras de nacionalidade, cultura e religião. 

Alegria na Grande Comemoração do Dia Internacional da Yoga, observando que a Confederação Portuguesa de Yoga (CONPORYO) já comemora a data desde 2001, como o Dia Mundial da Yoga.



Esta prática milenar se orienta por princípios humanistas, pela promoção de Paz e prevenção de conflitos, pelo diálogo intercultural, pela promoção da diversidade cultural e pela justiça, fraternidade e respeito pela dignidade da pessoa humana.

A Yoga induz os seus praticante a terem um estilo de vida saudável e atua na promoção da paz e dos ideais de fraternidade e tolerância universais.


A preparação para a prática


1.   A hora ideal para a pratica da Yoga é ao amanhecer e ao entardecer.

2.   Pratique em ambiente com boa ventilação (ao ar livre, por exemplo).

3. A luz azul e relaxante, porem a prática à meia luz é também adequada.

4.   O uso de pouca roupa favorece a respiração cutânea e desimpede o corpo, deixando-o livre para os movimentos.

5. Use roupas folgadas e confortáveis, de cores leves e claras, nunca preto.

6. Evite material sintético, relógios e objetos de metal.           .

7. É aconselhável efetivar a prática com o estômago vazio.

8. Procure tomar banho até 15 minutos antes da pratica e nunca após.

9. Devem-se evitar bebidas alcoólicas, fumo e estimulantes em geral.

10. O iniciante, mesmo quando entusiasmado com a prática, deve evitar excessos. Práticas de uma a duas horas por dia são suficientes.

11. Pratique diariamente, sempre à mesma hora.

12. Seja regular em suas práticas!

Meu desejo, nosso desejo: muita alegria e paz no coração de cada um de vocês!!!




Finalizando ...

Antiga oração védica e yogue

Om
Saha na vavatu
Saha nau (ô) bhunaktu
Saha viryam
Karava vahai (rrêêê)
Têjasvina vadhi tamastu ma
Vid visha vahai (rrêêê)
Om
Shanti, shanti, shanti (rriii).

Om
Que o criador nos proteja!
Que tenhamos muita saúde!
Que juntos possamos trabalhar e unir as forças para o bem da humanidade!
Que o nosso aprendizado seja repleto de sabedoria!
Que possamos sempre nos compreender uns aos outros!
Om.

Paz, paz, paz!


Nenhum comentário :

Postar um comentário