domingo, 20 de setembro de 2015

Ritual do Chá




Ritual do Chá



Origem da palavra



A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos e que proliferou para os quatro cantos do mundo, onde continua a ser, ainda hoje, muito apreciado.
Em mandarim e no dialeto de Cantão, o vocábulo é ch’a, nos dialetos chineses de Amoy e Fukien, a palavra t’e. A primeira forma deu origem ao português chá e a segunda forma ao francês thé e ao inglês tea.

História



Reza a história que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estavam fazendo uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para bebê-la de forma mais purificada, algumas folhas de um arbusto caíram dentro daquela água, produzindo um líquido acastanhado. O imperador, que também era cientista, ficou com a curiosidade aguçada e resolveu experimentar a bebida, que classificou como muito refrescante. Assim nasceu o chá, que rapidamente conquistou os chineses, deixando muitas provas históricas. Escavações arqueológicas encontraram recipientes de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C.–220 d.C.). No entanto, foi durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) que o chá tornou-se na bebida oficial da China. Atingiu uma popularidade tal que, durante o século VIII, foi escrito o primeiro livro inteiramente dedicado a esta bebida - o “Ch'aChing”, da autoria de Lu Yu.

Como é feito o chá


O chá é feito das jovens e tenras folhas da árvore de chá. As diferenças entre os muitos tipos de chá disponíveis são baseadas nos métodos particulares usados para processar as folhas. A chave para todo o processo é o da secagem e o da fermentação. Pela fermentação, as folhas originalmente verdes tornam-se marrom-avermelhadas. Quanto mais longa a fermentação, mais escura é a cor. Dependendo da duração da secagem e do grau de fermentação, a fragrância pode variar de floral para frutas ou para malte.

Tipos de chá



O chá que não foi fermentado é chamado de “chá verde”. O chá macerado de folhas verdes é jade-verde para amarelo-verde em cor e emite a fragrância de legumes frescos. Exemplos de chá verde são "Bem Dragão" (Lung-ching) e "Caracol Verde de Primavera" (Pi-lo-ch'un).
Os chineses chamam o chá que sofreu completa fermentação de "chá vermelho" (hung-ch'a); no Oeste é conhecido como "chá preto". O chá feito de folhas de chá preto é marrom-avermelhado em cor e tem um aroma semelhante ao malte.
Oolong ou chá "Dragão Preto" (Wu-Lung) é um exemplo de um chá parcialmente fermentado. Este chá é único na China, e Taiwan é uma de suas maiores áreas de produção.

O Chá Oolong


O chá Oolong é apresentado em três graus de fermentação: ligeiramente fermentado, moderadamente fermentado e completamente fermentado. As características de identificação do chá Oolong ligeiramente fermentado, como o Paochung, são as seguintes: aroma cheio e cor clara e dourada. Tipos moderadamente fermentados como o "lronBuddha" (T'ie-kuan-yin), "Narciso" (Shui-hsien) e "Pico Congelado" (Tung-ting) possuem uma cor marrom e um sabor "maduro". São chás que atraem mais pela sensação do gosto do que pelo cheiro, possuindo um leve sabor doce ao final. A infusão de folhas de chá, moderada à fortemente fermentadas, como "Cabelo Branco" Oolong (Pai-hao Wu-lung),  possui uma cor vermelho-laranja e um aroma de frutas.

Dicas para preparar um chá saboroso



Para fazer um bom chá, deve ser dada uma atenção especial à qualidade da água, à temperatura da água, à quantidade de folhas de chá usadas e ao tipo de bule. Água suave (água com um baixo conteúdo mineral), que é clara e fresca, deve ser utilizada para macerar o chá; água pesada deve ser evitada de todas as formas. A temperatura de água correta varia de chá para chá; para tipos completamente fermentados e tipos moderadamente fermentados deve ser próxima da ebulição (100 graus Celsius ou 212 graus Fahrenheit ); porém, deve ser baixa como 90 °C (194 °F) ou menos para ligeiramente fermentados ou chás verdes.

O charme dos bules


O "cultivo de bules" por uso repetido é um passatempo popular e refinado em Taiwan.


 A proporção de folhas de chá para molhar também depende do tipo de folhas de chá usado. O bule pode ser preenchido de um quarto a três quartos cheio de folhas de chá, dependendo principalmente em como firmemente enroladas as folhas de chá estão, como resultado dos processos de assar e rolar. O bule é então enchido de água. O tempo de infusão ou maceração em água quente começa a um minuto, mas varia de chá para chá. O tempo requerido para bebidas fermentadas subsequentes das mesmas folhas deve ser proporcionalmente prolongado. O melhor tipo de bule para usar para a maioria dos chás fermentados é uma panela de cerâmica púrpura. O tamanho da panela deve estar em proporção correta ao tamanho das xícaras. Idealmente, as xícaras devem ter interiores brancos, para facilitar a precisão da cor do chá.


Pessoas cativadas pela bebida do chá também desfrutam a beleza e o tato de bules. Bules pequenos são usados para macerar chá (pelo método de maceração "kung fu") na maioria das casas na República da China hoje em dia. Este método particular tem sido passado até o presente desde os dias do Imperador ShenTsung da Dinastia Ming no século 16 na China, ostentando, assim, uma história de 400 anos. O aroma e a doçura do chá podem ser notados,  quando usado um bule pequeno para macerar o chá. Durante as Dinastias Ming (1368-1644) e Ch'ing (1644-1911), os bules de cerâmica púrpura de Yihsing e Kiangsu eram os mais famosos. Qualquer peça feita por um oleiro mestre é buscada em todos os lugares e vale seu peso em ouro. Enquanto mestres oleiros na República da China continuam a produzir os tradicionais bules de cerâmica púrpura, eles também desenvolveram vários desenhos criativos de bules novos que receberam entusiasmada resposta pública. Colecionar bules se tornou um passatempo da moda.

Como tomar o chá


Na China o chá é tomado antes ou após as refeições, mas dificilmente durante. Toma-se chá em qualquer hora do dia ou da noite, normalmente vertendo água fervente sobre as folhas no copo. Quando sobrar apenas um terço ou um quarto do chá no copo, verte-se mais água até enchê-lo de novo. Essa segunda infusão é considerada a melhor do ponto de vista do sabor. As folhas usadas de chá são utilizadas como fertilizante em plantas domésticas. Os chineses nunca colocam derivados de leite no chá. O provador de chá mostra sua aprovação batendo na mesa com três dedos, costume que remonta ao tempo imperial.

A importância do ritual



Os rituais, tais como benzer-se, aspergir água, ajoelhar-se, são ferramentas que ajudam o homem a se conectar com o divino, porque expressam o pensamento cósmico e marcam o ponto em que o natural e o sobrenatural se encontram e se interpenetram.




Tradicionalmente, os rituais são feitos com o intuito, para que certos processos existenciais sejam compreendidos. No local do ritual se consegue reunir uma certa quantidade de energia, uma certa quantidade de prana, para que as pessoas possam se beneficiar. Existem vários tipos de rituais realizados para diferentes benefícios. Há uma ciência por detrás de cada um deles. Se eles forem realizados adequadamente, determinados campos de energia podem ser criados. A energia pode se intensificar, passando a predominar no ambiente.




Benefícios do chá


 O chá é a bebida nacional da China. O chá contém vitaminas. É um diurético. Ajuda a melhorar a visão e aumentar a agilidade mental. Então os chineses acreditam que os bebedores frequentes de chá desfrutam um palmo de vida a mais. Suas propriedades médicas e benefícios para o corpo humano foram de fato cientificamente provados, e o chá veio ser reconhecido como um alimento natural saudável.
Os benefícios terapêuticos do chá são realmente indubitáveis e seu consumo, durante e após as refeições, melhora muito o processo digestivo. Para a medicina chinesa, bebidas geladas durante a refeição paralisam o sistema digestivo, enquanto as quentes o favorecem.
Suas propriedades antioxidantes são superiores às da vitamina C e vitamina E, retardando o envelhecimento celular. Seu efeito na aceleração do metabolismo o torna muito eficiente nos regimes de emagrecimento.


Eis alguns benefícios principais:
- Diminui o colesterol.
- É anti-inflamatório.
- Normaliza a tireoide.
- Antidepressivo
- Antigripal.
- Possui efeitos anticancerígenos.
- Ajuda a prevenir cáries.

Dicas para se preparar um chá por infusão



Entretanto a forma de preparo que é apresentada normalmente, de se ferver o chá de 4 a 8 minutos está equivocada. Seguem algumas dicas:
- Em primeiro lugar, evite ferver a água para o chá. A água deve estar quase no ponto de fervura, quando solta aquelas "bolinhas" no fundo da vasilha.
- É um mito essa história de que o chá verde é amargo. Algumas variedades de chá japonês podem se apresentar amargos, mas são variedades especiais (e caras). O segredo é não deixar o chá muito tempo na água quente ou colocar pouca erva no bule/xícara. Se cozinhar por 8 minutos, como está escrito, o chá fica intragável.
- Não jogue fora a erva utilizada! Quando estiver acabando o chá, verta água quente novamente sobre as folhas. Os chineses afirmam que essa segunda infusão dá o verdadeiro sabor do chá. E você faz quase duas porções com a mesma erva!
- Depois de utilizado, deixe a erva esfriar e coloque nos seus vasos. É um excelente adubo!

Vejam este conjunto de chás. Muito interessante!
Chá Chinês 6 Mini Black - 159g

                  


Conjunto de seis latinhas, cada uma contendo um tipo de chá aromatizado, nos sabores: tikuanyin (tipo de chá verde escuro), chá branco (versão menos processada de chá verde, de folhas coletadas antes das flores se abrirem), pu li tea (chá escuro, fermentado), lycheeblacktea (chá preto aromatizado com lichia), orchidtea (chá oolong aromatizado) e jasminetea (chá de jasmim).

Ingredientes: Folhas de Tikuanym,  Shou Me,  Jasmim,  Lichia Preta,  Lukon,  Puerth (Camélia Sinensis) e Aroma de Orquídea.
"Não Contém Glúten"
Fabricante: WinWa
Origem: China


O chá Ti Kuan Yin – o melhor os oolongs



O chá Ti Kuan Yin, assim como outros derivados da planta Cameliasinensis, possuem propriedades importantes para o corpo – como os antioxidantes – permitindo um envelhecimento mais lento. Os antioxidantes são moléculas que impedem a produção dos radicais livres, que causam envelhecimento, doenças do coração ou até mesmo câncer. Aposte numa dieta rica em antioxidantes, pois eles auxiliam na qualidade de vida por mais tempo, inclusive na velhice. Os benefícios podem ser percebidos com uma xícara de chá diariamente.
Conhecido como o melhor dos oolongs, este aromático e elegante chá vem da província de Fujian. Seu aroma é floral e delicado. O Oolong é um chá semi-fermentado que está no meio do caminho entre o chá verde e o chá preto.
Os chás Oolong estão cada vez mais populares devido aos seus estudos recentes indicando que eles ajudam o corpo a diminuir a gordura e metabolizar alimentos gordurosos. Também contêm menos cafeína dos que os chás pretos.
Ingrediente: chá oolong
Bom chá!

Utensílio prático para o preparo de chás

Mas vale a dica para um preparo prático e moderno de chá com o vapt-vupt da Talchá, um preparador de chá que facilita sua vida na hora de preparar um chá de boa qualidade.





========================================================================

Erva-cidreira ou capim-santo ou capim-limão

Do oriente para o ocidente.



Vou falar sobre um chá que muito aprecio pelo seu sabor e aroma.




Aqui na minha região, ele é conhecido como erva-cidreira, mas em outras regiões ele também é denominado capim-santo ou capim-limão pelo odor de limão que é liberado de suas folhas.

Cymbopogon citratus Stapf, o popular capim-santo, é espécie originária da Índia. Foi introduzida no Brasil possivelmente já no tempo colonial e era utilizada como planta ornamental, sendo encontrada em todo o país. Essa espécie é uma erva perene, ereta, que forma touceiras compactas, com caule rizomatoso, muito ramificado, semissubterrâneo e com nós bem demarcados. Essa planta, que pertence à família Poaceae, pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas do Cymbopogon citratus Stapf são alternas simples, lineares, pontuadas, aromáticas, paralelinérveas, com margens ásperas e cortantes e chegam a medir cerca de 50 cm.



Existe outra planta da qual também pode se fazer chá denominada Melissa officinalis e que também é conhecida como erva-cidreira. Mas não devemos confundi-las. São diferentes. A Melissa officinalis pertence à família da menta e da hortelã.


A erva-cidreira (capim-santo ou capim-limão) possui diversas propriedades medicinais. Ele, por exemplo, pode ser utilizado como sedativo leve, contribuindo para combater a  ansiedade e aumentar o sono.

Modos de preparo de chás: infusão e decocção



Quanto ao preparo, é importante esclarecer que há dois modos básicos: a infusão e a decocção.

Na infusão, a água é aquecida até ponto de fervura (quando começam a se formar bolhas no fundo da chaleira), então a água quente é vertida sobre a planta e a mistura fica em repouso por alguns minutos, de preferência tampada. Esta técnica é geralmente aplicada para preparação de chás de folhas, flores e frutos moídos e preserva o óleo essencial.

Já na decocção, as partes da planta são fervidas junto com a água por alguns minutos. Esta técnica é aplicada geralmente para o preparo de chás das cascas, raízes ou pedaços de caule, que por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para a extração para a água dos compostos benéficos presentes na planta. Para se obter o efeito esperado, é preciso seguir qual o modo indicado de preparo do chá escolhido. 
Preparo do chá por decocção


Não preparei o chá de erva-cidreira por infusão, ou seja, derramando água fervente em cima das folhas cortadas e cobrindo o vasilhame ou chávena. Preferi prepará-lo por decocção, pois juntamente com as folhas, eu me utilizei do talo, aquela parte branca perto da raiz, que é mais durinho. Desta forma, acho que se consegue extrair mais o gostinho do chá de erva-cidreira. E, inclusive, ele fica mais verdinho.

O ritual do chá aqui começa na colheita da planta. Como queria fazer o chá da folha com o talo, tive que cortar  a planta próximo à sua raiz, com cuidado, porque as folhas são cortantes, portanto é bom levar uma faca e uma tesoura, para poupar as mãos de um eventual corte com a própria folha da planta.



Depois de dar uma enxaguada nas folhas, cortei-as em pedaços menores enquanto a água na chaleira esmaltada ia sendo fervida. De preferência não utilize utensílios de alumínio, ferro ou qualquer metal na preparação ou armazenamento do chá. É melhor usar utensílios de vidro, porcelana, cerâmica ou inox,  que não liberam resíduos tóxicos, para evitar alterações na cor e sabor do chá.





Coloquei as folhas já cortadas com os talos na água (mais ou menos 01 prato cheio de folhas cortadas para 01 litro de água) e deixei ferver por uns 05 minutos até exalar aquele cheiro gostoso da erva-cidreira e até a água ficar com uma coloração esverdeada. Pronto. Após, coei e coloquei o preparo num bule de chá. Para sofisticar, escolhi um bule de porcelana. Hora de saborear! Delicioso!







Servido?







Nenhum comentário :

Postar um comentário