terça-feira, 4 de novembro de 2014

Cultura japonesa no Bairro da Liberdade

O Bairro da Liberdade é considerado o maior reduto da comunidade japonesa na cidade de São Paulo e a maior colônia de japoneses do mundo fora do Japão. Nele podemos encontrar lojas, bares e restaurantes orientais. Suas ruas receberam uma decoração oriental com as lanternas suzurantõ.

Em frente da Estação Liberdade do metrô se encontra a fachada em estilo oriental do Banco Bradesco.


E, saindo desta estação de metrô, nos deparamos com a Feira da Liberdade, uma tradicional feira de comidas orientais como o yakisoba, popular na culinária chinesa e japonesa, feito de macarrão frito/refogado com legumes e carnes, temperado com molho à base de shoyu. A feirinha funciona aos sábados e domingos. Por sinal, bem movimentada aos domingos.

A Rua Galvão Bueno é uma das principais do Bairro da Liberdade. Andando por esta rua, podemos ver muitas lojas com objetos da cultura japonesa, como os famosos gatinhos da sorte que acenam (Maneki Neko), quimonos e diversas roupas orientais, estátuas de budas, espadas de samurais, leques, luminárias/lanternas japonesas, comidinhas típicas e ingredientes para a culinária japonesa, camisetas, colares, cartinhas relacionadas com os personagens de desenhos japoneses como Kogu, Bakugan, Naruto e Pokemon.



O Jardim Oriental é um jardim, na Rua Galvão Bueno, inspirado na paz e tranquilidade oriental, com um pequeno lago de pedras onde podemos apreciar carpas laranjas e vermelhas em suas águas.



O restaurante Lamen Aska que fica na Rua Galvão Bueno, é especializado em lamen. O local é discreto, simples e pequeno, mas é bem conhecido, por isso não tem como escapar de uma filinha de espera. Tem algumas mesinhas e um balcão onde também são servidos os pratos. Mas vale a pena conhecer o local. Comidinha diferente, leve e gostosa, estilo japonês, garçons simpáticos, atendimento rápido.


O lamen é uma sopinha típica japonesa, porém de origem chinesa, feita com macarrão que se parece com miojo (mas não é), acompanhado de carne e vegetais, servido em um caldo quente bem saboroso. 


Pedi para experimentar o primeiro lamen do cardápio que é o Shoyu Lamen ("shoyu, carne, espinafre, naruto, bamboo e nori"). O preço é bem convidativo (R$13,00).


Vem numa tigelona com uma colher fundinha para o caldo e os pauzinhos hashi (varetas utilizadas como talheres). Tudo é preparado lá mesmo. E o prato é bem leve e nutritivo.


Servem também um delicioso pastelzinho japonês chamado guioza (R$10,00 a porção com 06 unidades), feito com uma massinha mais mole e recheado de carne, parecido com o ravióli.



O passeio ao Bairro da Liberdade é interessante e agradável, porque proporciona ao visitante o contato com a fascinante cultura japonesa. 

Irasshaimase! ("Seja bem-vindo!" em japonês). 

2 comentários :

  1. Adorei! Um dos melhores bairros de São Paulo sem dúvida!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Renan, por ter me levado para conhecer o Bairro da Liberdade! Foi um dia inesquecível! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir