sábado, 6 de dezembro de 2014

Halloween e Harry Potter - magias e bruxarias




Intróito convidativo

Há mais coisa entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia. 



Shakespeare captou de forma filosófica e poética a questão do mistério que assola a nossa existência. Entre a vida e a morte, paira um grande mistério. Não temos certeza da razão de ser da nossas vidas. Somos desconhecedores do porquê e do para quê. Estamos em um constante aprendizado aqui neste planeta, constantemente sendo testados, para, no final (mas há um final?) nos aprimorar, evoluir. Portanto, só podemos afirmar que só sabemos que nada sabemos.

E, é nesse clima de "procura", "em busca de", que convido a todos vocês para uma viagem para uma terra desconhecida, em que a sua intuição é o seu guia. 



Vamos adentrar o mundo de magia das bruxas e magos e complementá-lo com a nossa imaginação, onde nossos sonhos podem ser verdade e onde nossos mais recônditos desejos podem ser realizados.

Olha o trem chegando!!!




O "Halloween" é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

É uma festa que se realiza no dia 31 de outubro ou à volta disso, em que as pessoas se divertem fantasiadas de bruxas e feiticeiros ou de personagens assustadores afins (vampiros humanos, monstros, etc.).



Etimologia: ing. halloween - All Hallow Een (véspera do dia de Todos os Santos).

História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados e abóbora enfeitadas.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, "Halloween"por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.



Trick-or-treat ("doce ou travessura" ou "gostosuras ou travessuras", em português) é uma atividade infantil típica do Halloween, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta trick or treat? ("gostosuras ou travessuras?"). Se as pessoas responderem "doce", essas mesmas pessoas dão doces às crianças, se disserem "travessura", as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida. Esta atividade é uma das principais tradições do Halloween. Supõe-se que a tradição britânica e irlandesa de pedir o soul cake (bolo das almas), terá dado origem à tradição do trick ou treat nos Estados Unidos.

Bruxas

Geralmente as bruxas estão associadas à imagem de pessoas velhas de narizes compridos, com muitas verrugas, chapéus pretos pontudos e gargalhadas estridentes, que lançam feitiços e preparam pães, transformam objetos do nosso cotidiano em animais, voam em vassoura e estão sempre na companhia de gatos, corujas e sapos.


A bruxa é um indivíduo que possui poderes sobrenaturais. Acredita-se que elas são capazes de ferir ou curar com a ajuda de ervas mágicas, matar à distância com um olhar ou feitiço, controlar o tempo, voar ou transformar-se em um animal. Elas podem ser vistas como agentes do mal e do infortúnio na maioria das sociedades. Em inglês o termo witch se refere à bruxa.

As bruxas, na maioria das histórias, passam a maior parte do tempo preparando poções mágicas com ervas e pedaços repugnantes de animais. Caracterizadas por seus cabelos longos e desgrenhados, e também por andarem descalças. Na crença popular elas costumavam frequentar cemitérios, onde poderiam ser vistas à meia-noite desenterrando ossos, colhendo plantas venenosas.


A palavra "bruxa" assumiu no tempo outro sentido, designando as curandeiras da aldeia que usavam ervas para curar doenças, faziam amuletos para afastar espíritos do mal e usavam poderes de adivinhação para encontrar objetos perdidos ou para identificar criminosos. Essas eram as "bruxas boas".  Invocavam a chuva, viam o futuro e garantiam ventos favoráveis para a navegação. Assim como os magos, elas eram respeitadas e temidas por seus vizinhos, que contavam com seus conselhos e ajudas.

Tachadas de hereges (inimigas da Igreja cristã) e de adoradoras do Diabo, as bruxas incriminadas eram culpadas por tudo, desde colheitas ruins até mortes súbitas de bebês e propagação de doenças entre os animais. Diziam que as bruxas faziam pactos com demônios e que participavam regularmente de terríveis rituais de assassinato, vampirismo e canibalismo. De acordo com uma crença popular, elas se reuniam frequentemente em sabás, encontros noturnos em campos isolados ou florestas, onde louvavam o Diabo com banquetes e danças. As viagens aéreas eram, supostamente, o meio mais comum para se chegar a essas reuniões, fosse com uma vassoura, fosse no lombo de um demônio, ou animal de companhia.



O estereótipo das bruxas já estava bem definido.  Com a pele curtida e cheia de rugas, geralmente tinham um nariz curvo e o queixo pontudo, cabelos desgrenhados e lábios enormes e caídos. Eram pobres, conhecidas por seu comportamento excêntrico e seu gosto por gatos.

Apesar de as acusações de bruxaria não terem se limitado às velhas e feias (muitas das acusadas eram jovens, atraentes e abastadas), a imagem estereotípica das bruxas permaneceu.


A bruxa do conto dos irmãos Grimm, "João e Maria", era provável que vivesse em uma cabana em local afastado. Senhoras idosas que viviam sozinhas, excluídas da comunidade eram rotuladas de bruxas.

Cada bruxa tinha pelo menos um "familiar", uma companhia, um demônio sob a forma de um pequeno animal que lhe dava conselhos e estava à sua disposição para executar os serviços malignos, inclusive assassinatos.


Gatos, cachorros, sapos, coelhos, melros e corvos eram os familiares mais comuns. Aqui no Brasil seriam os carcarás ou micos.





Ela era gentil com eles, recompensando-os por um trabalho bem-feito, com alguma gotas de sangue da dona. Eram espiões das bruxas.


Que tal um ring neck como "familiar"? O meu é o Freud. Gosto de escutar seus conselhos!


Por que as bruxas eram mulheres?

A história bíblica de Adão e Eva já mostrava que as mulheres eram responsáveis por todos os pecados do mundo. Elas eram consideradas física, moral e intelectualmente mais fracas que os homens e, portanto, muito mais suscetíveis à tentação do Diabo. Os caçadores de bruxas ressaltavam que as mulheres eram claramente mais vingativas que os homens, mais maldosas e mais propensas a contar mentiras. As mulheres não tinham poder para se vingar de ofensas dirigidas contra elas. E, sendo a sociedade de então dominada pelos homens, as mulheres não tinham direitos nem bens. Uma mulher que não estava sob o controle de um pai ou de um marido, era considerada uma ameaça. 



É possível que as mulheres tenham se voltado para a prática ilegal da magia - feitiços, poções ou maldições - como um alternativa de exercer alguma influência  em sua vidas e no mundo que as rodeava.

Alguns utensílio utilizados em magias e bruxarias

Caldeirão

Artefato de poder extraordinário. De posse de um caldeirão, um bruxo pode preparar poções, predizer o futuro, fornecer um suprimento inesgotável de comida a um número ilimitado de convidados, assegurar a juventude e a força ou conferir o conhecimento e a sabedoria.

Os caldeirões faziam  parte dos rituais religiosos. A utilidade mais conhecida dos caldeirões era servir de instrumento para as bruxas. Eram feitos de cobre, bronze, estanho, pedra e ferro fundido.


Talvez o caldeirão mais famoso da história seja o que pertenceu ao trio de bruxas que ajudou a levar Macbeth, o famoso personagem de Shakespeare, à sua desgraça. Coagidas por Macbeth a predizer o seu futuro, as bruxas prepararam um caldo nada apetitoso, jogando no seu caldeirão três escamas de dragão, um bucho de tubarão, uma perna de lagartixa e mais dois ingredientes clássicos em poções, um olho de salamandra e um dedo de rã. Com esse cozido bizarro e o famoso encantamento "Dobre e mergulhe, torça e embrulhe, fogo arda e caldeirão borbulhe", as bruxas invocaram três espíritos que apresentaram profecias precisas, mas astutamente enganadoras.

Poções


As poções são bebidas preparadas por magos e bruxas. Seus ingredientes são extraordinários, incomuns, como sangue de morcego, besouros esmagados, sapos, penas, lagartos pulverizados, garras de animais, esqueletos de cobras, tripas de animais. Talvez as características de determinado animal pudessem contribuir para o efeito das poções. O "leite de sapo" poderia causar alucinações. Beber uma poção que contivesse morcego, faria a visão melhorar. As bruxas da mitologia clássica preparavam poções para recuperar a juventude, transformar homens em animais e para se tornarem invisíveis. As poções contêm substâncias que geram efeitos sobre o corpo e a mente. Podem dar sono, causar alucinações e paralisias, intoxicar. Servem para curar ou para prejudicar, para o bem ou para o mal.  Existem as poções de amor, conhecidas por fazerem a pessoa que as bebia se apaixonar instantaneamente por quem lhe oferecia a poção. Seus ingredientes mais comuns são ervas e não animais. Hoje em dia os perfumes tomaram o lugar das poções de amor.

Palavras mágicas


O poder de um mago está nas palavras que ele conhece. As palavras carregam os feitiços, sustentam os encantamentos e as maldições. As palavras têm que serem certas e pronunciadas com precisão para a magia dar certo. As palavras são instrumento de poder e quando pronunciadas de forma ritualística são chamadas de encantos, feitiços ou fórmulas mágicas. 

Os mantras de um certa forma são repetições de sequências de palavras sagradas que, pela tradição hindu e budista, ajudam a controlar seu corpo e mente pela tranquilidade e paz interior que proporcionam, podendo influenciar positivamente uma pessoa em diferentes áreas, como relacionamentos, saúde, dinheiro e prosperidade. 

"Abracadabra", a mais conhecida de todas as palavras mágicas, apareceu pela primeira vez no livro Res Reconditae ("Assuntos Secretos") em que Serenus prescreve abracadabra como cura para a febre terçã. Palavrinhas como "por favor" e "obrigado" são ensinadas às crianças e surtem efeito! A crença no poder da palavra ainda continua, tanto que hoje em dia a divulgação de uma pessoa ou produto depende do marketing e da publicidade, e tudo isso provém da forma de utilização da palavra.

Varinha mágica


As varinhas mágicas são o símbolo da capacidade de fazer as coisas acontecerem. Usadas pelos praticantes de magias para lançarem feitiços. 



No Antigo Testamento, Moisés usa uma varinha mágica em forma de cajado de pastor para separar o mar Vermelho e para tirar água de uma pedra. 

As varinhas, além de servirem como condutores de poderes sobrenaturais, também servem como ferramentas de cerimônias religiosas e símbolos de poder. 


A varinha da fada madrinha da Cinderela era utilizada para transformar camundongos em cavalos e uma abóbora em carruagem. É necessário escolher o material de sua varinha mágica (mogno, carvalho, azevinho ou aveleira) para pôr em prática feitiços e transfigurações.

Vassoura voadora


O meio de transporte das bruxas é a vassoura voadora, rápida, porém não muito estável.

Que tal escolhermos uma vassoura com um motor turbinado? Voa vassourinha, voa ...



Espelho


Muitas culturas antigas acreditavam que os reflexos eram almas humanas, por isso os espelhos eram vistos como objetos mágicos milagrosos. A palavra "espelho" em inglês (mirror) vem do latim mirari ou mirus, que significa "maravilhoso". Os espelhos foram utilizados para prever o futuro, tal qual a bola de cristal. Alguns videntes utilizavam o espelho para "ler o futuro". 


Ligados à magia, os espelhos eram utilizados pelas bruxas para revelar os desejos mais profundos de alguém. O filósofo Tomás de Aquino via os espelhos como instrumento de esclarecimento e argumentava que estudar a própria imagem poderia aumentar a autoconsciência  e ajudar a compreender melhor o seu lugar no mundo. Não é à-toa que "especular" significa refletir ou ponderar, que em latim seria contemplar um especulum ou espelho. 

O espelho do conto "Branca de Neve" serve como instrumento da verdade e do autoconhecimento, ao informar rudemente à inimiga de Branca de Neve que ela não é mais a mulher mais bela do reino.



Várias são as superstições do espelho: quebrar um espelho traz sete anos de azar (portanto, espelhos deteriorados ou trincados devem ser evitados!); quando um espelho cai da parede, é sinal de que alguém vai morrer; os espelhos devem ficar cobertos durante as tempestades, para não atrair raios; vampiros e bruxas não são refletidos pelos espelhos; os espelhos podem aprisionar a alma humana e devem ficar cobertos quando alguém morre; não se deve deixar que um bebê veja a própria imagem no primeiro ano de vida, para que sua alma jovem não seja sugada para dentro do espelho; traz má sorte o espelho que reflete as pessoas quando estão dormindo. E quem já não ouviu algum deste conselhos?


De acordo com o Feng Shui, milenar técnica chinesa de harmonização do lar, a função do espelho na casa, além de refletir a nossa imagem,  é trazer harmonia, de forma que ele deve refletir imagens bonitas, ampliando o espaço do belo e do harmonioso, bem como trazer prosperidade, se colocado na sala de jantar, mas também pode servir para rebater a energia negativa para fora de casa, daí o sua colocação em frente à porta de entrada da casa como forma de afastar energias negativas, pois a inveja da pessoa que entra em sua casa, se refletirá sobre ela mesma e não recairá sobre você.



Feitiço

Um feitiço é uma palavra ou frase, falada ou escrita com a intenção de obter um efeito mágico. Geralmente os feitiços devem ser pronunciados de forma clara e repetidos várias vezes ("Enquanto derreto esta cera, que seu coração se derreta por mim"), bem como acompanhados de algum ritual, como acender uma vela, queimar incenso, com a finalidade de obter dinheiro, saúde ou fama. 


Acreditava-se que os feitiços que tinham como objetivo influenciar o comportamento de outra pessoa - como os de amor, os de cura e as maldições - eram mais eficazes, se um fio de cabelo do alvo, um pedaço de unha, uma peça de roupa ou qualquer outro objeto pessoal fosse incorporado à cerimônia. Às vezes, ao lançar um feitiço, usavam-se estatuetas de cera ou bonecos de barro e de pano, feitos para representar o receptor. 


Nos feitiços de amor, os bonecos eram enrolados em uma linha, para que  o amor da pessoa que recebia o encantamento fosse "amarrado" à pessoa que estava lançando o encanto.

Incenso




Queimar um incenso ajuda a purificar o ambiente. Há quem prefira criar o seu próprio incenso para defumar o ambiente com ervas como arruda, alecrim, manjericão, mirra, guiné, espada-de-são-jorge ou casca de alho, que devem ser jogadas sobre carvão em brasa. Mas é preciso ter o recipiente correto para o preparo, do tipo baldinho de alumínio com alças para segurar. 



Pegue o incenso ou o defumador e vá andando pela casa, na direção dos fundos para a frente. Vá passando em todos os cantinhos, principalmente onde tem espelho, porque espelhos guardam as impressões negativas registradas no ambiente. Seu pensamento durante este ritual deve estar concentrado em forças superiores do bem. Pode-se dizer enquanto isso: "Que saia tudo de nove a sete. De sete a cinco. De cinco a três. De três a um e de um a nenhum, em nome e Deus". Pode-se também dizer orações em voz alta. A casa deve estar fechada e só após o término do ritual você deve abri-la. Assim o cheiro da fumaça carregada de energias negativas pode ir embora. Aproveite depois para tomar um bom banho. A água também ajuda a retirar as impurezas e energias negativas após esta sessão de defumação de ambiente. Depois de apagar as brasas ou o incenso, jogue essa defumação fora, no lixo mesmo.

Banhos


Em se tratando de magia, os banhos de ervas aturam fortemente no campo de nossa aura, limpando as negatividades à nossa volta e reestruturando a energia de nosso corpo. Até o pensamento negativo pode nos causar problemas na saúde. E o banho ajuda a limpar estas sujeiras que permeiam nosso inconsciente.  Sugestões de banhos:

Banho de ervas para limpeza: ferver um punhado de manjericão, arruda e alecrim em água como se fosse fazer um chá. Depois de coado, enxágue seu corpo após o banho normal com este chá, do pescoço para baixo, mentalizando que toda as impurezas sejam retiradas de você.

Banho de sal grosso: este é um banho mais agressivo, conhecido como banho de descarrego. Em uma vasilha com água fervente, acrescente três punhados de sal grosso. Durante o banho normal no chuveiro, vá jogando esta água de sal grosso depois que estiver mais morna para não se queimar, do pescoço para baixo, rogando a seus protetores espirituais que tirem de seu campo as raivas, tristezas, dores e negatividades. O sal grosso puro acompanhado de uma boa oração, se passado no local da dor, ajuda a amenizá-la.


O sal grosso pode ser colocado dentro de uma bacia misturado com água. Deve-se deixar esta bacia no quarto de dormir durante a noite toda. Além de absorver a energia negativa do ambiente, ajuda a melhorar problemas respiratórios (depois de evaporado fica impregnado no ar), pois o sal tem poder anti-inflamatório. No dia seguinte, joga-se no vaso sanitário esta água com sal e, em seguida, dê descarga para tudo de ruim ir embora para bem longe.

Banho para atrair os anjos: pode ser feito com um ramo de manjericão fresco, uma rosa branca e uma colherzinha de chá de mel. Deixar estes ingredientes em infusão, após fervidos com água. Jogar este chá sobre o corpo na hora do banho. Este banho lhe trará muita energia positiva e abrirá as portas para que você tenha êxito em algum empreendimento, como arranjar um bom trabalho ou se sair bem nos estudos.

Banho do Amor: ferva a água com cravo e canela e por último acrescente rosas brancas e vermelhas. Banhe-se com esta infusão. Durante o banho vale a pena acender uma vela cor-de-rosa para o seu anjo da guarda para lhe dar mais confiança e um pensamento mais positivo.

Sugestão de banho para noite de lua cheia


A minha sugestão para uma noite de lua cheia é um banho que alimenta a alma com energia e prazer. Revigorante! 



Em uma água aquecida salpique um punhado de sal grosso. Após, misture folhas de canela e deixe repousar. Por último, salpique pétalas de rosas. Com uma caneca, vá se banhando, jogando esta água pelo seu corpo. Perfeito!






Enfim, deixe o banho agir não só na limpeza do corpo, mas também da mente.  No momento do banho dê um tempo à sua alma para a divagação e conceda ao seu corpo uma sensação de prazer e purificação. Que tal pensar que está em um límpido lago nas montanhas ou nas águas esverdeadas de um oceano ou tomando um banho revigorante em uma cachoeira? Que delícia!!!





Pó da sedução: Quer atrair alguém? Quer conquistar alguém? Vou-lhes ensinar uma receitinha mágica infalível. Pegue um pedaço de gengibre, noz moscada e canela. Rale todos estes no ralo fino. Faça uma mistura com estes ingredientes. Coloque um pouquinho deste mistura atrás da orelha. Certamente você não passará despercebida onde que se encontre. Aproveite!

Elixir para aliviar ambiente carregado com energia negativa: misture, em um litro de álcool, alfazema, manjericão, alecrim e arruda. Cada erva com sua propriedade: calmante, estimulante, revigorante e repelente. Mantenha esta mistura guardada por nove dias em local escuro. Após, o elixir estará pronto para ser colocado em um borrifador. Espargir em sua casa, quando o ambiente estiver carregado.

Elixir para melhorar o convívio entre familiares: deve-se misturar em um borrifador uma pedra da cânfora esfarelada em 01 xícara de álcool e completar com água.

Velas: as velas iluminam e aquecem e ajudam a mudar a nossa frequência vibratória. Hoje em dia existem velas com perfume também. Podemos aproveitar a nosso favor a cor e o perfume da vela. Vela com perfume de lavanda, por exemplo, atrai a paz, porque acalma a nossa mente. Aliás, os gregos acreditavam que os aromas com seus perfumes eram meios eficazes de comunicação com os deuses, servindo para evocar a paz, a tranquilidade e a sensualidade.




As cores das velas influenciam na realização de nossos desejos. Por isso é bom seguir a nossa intuição ao escolher uma vela. A cor azul é a cor do céu e do mar; indica proteção, fé, força e ajuda a relaxar e se desligar da rotina; a cor amarela é a cor do sol; indica sabedoria, intuição, clareza nos pensamentos, mas também eleva o espírito, banindo a depressão e aumentando o nível de energia; a cor rosa indica amor, perdão, compaixão; a cor branca indica limpeza, abertura de caminhos e purificação, podendo ser bastante proveitoso na meditação; a cor verde é a cor da natureza, trazendo harmonia, contentamento e serenidade; indica cura, verdade aliada à diplomacia e correção;  a cor rubi indica amor incondicional, ajuda espiritual e amparo; a cor violeta indica transmutação, limpeza energética e transformação; acalma profundamente o espírito, além de aliviar o corpo e a mente; considerada a mais espiritual das cores e por isso é geralmente escolhida para salas de meditação, quartos de doentes e espaços de cura. A cor eleva o espírito e conforta a alma, agindo de forma a transformar os humores. Não vemos as cores somente através dos olhos. De uma forma ou de outra as sentimos, por isso produz efeitos em nossas vidas.  


          
Enquanto você acende uma vela, observe-a a queimar e peça para seu anjo da guarda cuidar de você, dizendo as seguintes palavras com intenção e devoção: "meu anjo da guarda, me proteja, me ilumine e me fortaleça".

A moda das caveirinhas

Atualmente, virou moda alguns objetos místicos e utilizados em rituais de magias e bruxarias, como as caveiras. Estampadas sobre a pele (tatuagens) e sobre roupas, dando forma a anéis, colares e pulseiras, e mesmos em peças decorativas, reinam as caveirinhas, de todos os jeitos e formas, macabras ou mimosinhas se destacam e apaixonam.

Visual da Banda Ghost:



Carro com desenho de caveira na porta:



Esmaltes em forma de caveirinhas:




Peso de papel em forma de caveira:



Caveirinhas estilizadas em colar e gargantilha com estilo e grife (Harley-Davidson Thomas Sabo):












Inspirada no mistério arqueológico controverso de que 13 cabeças de cristal foram encontradas em várias regiões do mundo, desde o sudoeste americano até o Tibete, surgiu a Vodka "Crystal Head", melhor vodka canadense, que vem numa garrafa de cristal Baccarat:


Para os amantes de Harry Potter ...



ou àqueles que se interessam por magias, bruxarias e crenças mágicas, sugiro a leitura do livro "O Manual do Bruxo" (Um dicionário do mundo mágico de Harry Potter) de Allan Zola Kronzek e Elizabeth Kronzek da Editora Sextante.



Para quem tiver oportunidade de ir à Seattle, no Pier 57, na Alaskan Way tem uma lojinha de souvenir chamada Pirates Plunder,  com muitos objetos macabros, com caveiras e piratas. Visitar a loja já é uma diversão!

http://www.piratesplunder.com/



FAÇA UM PEDIDO A ZOLTAR!






Nenhum comentário :

Postar um comentário