sábado, 13 de dezembro de 2014

Noni - vitalidade e longevidade



Vou falar a respeito de uma fruta chamada Noni, exótica, porém rica em nutrientes. 

Primeiramente vou dar a minha receitinha de suco de Noni com abacaxi. 

Prefiro o suco de Noni com abacaxi, porque o abacaxi é saboroso, cítrico, rico em vitamina C e vitamina A, tem efeito diurético, poucas calorias e deixa o suco mais leve.

Receita do suco de Noni com abacaxi:

Corte um Noni maduro (quando estiver com a consistência mais mole) em rodelas. Corte meio abacaxi em pedaços. Coloque em um litro de água gelada o abacaxi e o Noni. Bata tudo no liquidificador. Coloque um pouco de adoçante. Coe em uma peneira. Coloque o suco em uma jarra. Adoce a gosto, de preferência com um adoçante com baixa ou zero caloria. Beba um copo por dia. Conservar na geladeira por até 02 dias.






Observação: Noni com abacaxi deixa a barriga sarada de ser um ótimo regulador da pressão arterial, combinada com abacaxi é uma excelente forma de queimar calorias e eliminar as gordurinhas abdominais indesejáveis.








A morinda citrifolia, nome científico do Noni, é utilizado para fins terapêuticos na Polinésia há mais de 2000 anos, tendo em vista que possui agentes antibacterianos, antivirais, antifúngicos, antitumorais, anti-helmínticos, analgésicos, hipotensores, anti-inflamatórios, antioxidantes e  imunoestimulantes. Trata-se de um produto natural, utilizado na medicina popular, que traz benefícios para a saúde.


"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", este foi o conselho dado pelo pai da medicina ocidental, Hipócrates (460 a.C. - 370 a.C.), médico grego.

E ainda é verdade o lema dos anos 70 quando nasceu a onda vegetariana: "você é o que come" ("You are what you eat"). 

Semelhante à fruta-do-conde, quando maduro tem miolo branco, muitas sementes que lembram as da romã e casca amarelo-esbranquiçada.


É uma fruta verde com tamanho aproximado ao de uma maçã média que tem como principais características o forte cheiro exalado por ela e seu formato excêntrico. O forte cheiro que ela exala, inclusive, lhe conferiu alguns nomes populares, como fruta do queijo ou fruta de vômito. Nomes nada honrosos, mas que também não interferiram em absolutamente nada para que a fruta Noni acabasse por se tornar uma fruta tão desejada por causa de suas supostas propriedades.

A  teoria do Yin/Yang, através da regulação do equilíbrio entre Yin e Yang,  pode ser a melhor maneira de explicar os efeitos benéficos da planta Noni. É por isso que uma planta simples pode atuar de maneiras diferentes. Baseado na Medicina Tradicional Chinesa, a planta Noni é capaz de tonificar o Qi, oferecer calor e expulsar as toxinas e revigorar o sangue.  Portanto, o Noni é benéfico para muitas condições de saúde diferentes. Pela Medicina Tradicional Chinesa, a qualidade da planta e seu valor nutricional está relacionado ao solo no qual ela cresce. O terreno, o clima, os fatores geográficos locais  dentre outros afetam o que está contido nas plantas, porque eles afetam as condições do solo. A planta Noni tropical cultivada no Taiti é reconhecida como o melhor Noni, porque o ar é limpo, a água é pura e o solo é rico em micronutrientes abundantes . O grupo de ilhas conhecida como Polinésia Francesa (Taiti) é considerado a fonte dos melhores e mais potentes Nonis no mundo.

 
Aqui no Brasil a Embrapa do Ceará está fazendo pesquisas com o fruto. De origem asiática, o Noni adaptou-se bem ao clima brasileiro e ganhou mercado. E o Noni conquistou os brasileiros por estar associado à cura de doenças.


O suco de fruta Noni e suplementos contêm diferentes quantidades de vitamina C e A , bem como minerais.
 
Qual é a história por trás disso?

O fruto Noni tem sido popular por séculos entre polinésios, que introduziram a planta Noni para o Havaí . Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados que se encontravam no sul do Pacífico comeram o fruto para o sustento.
 
Ao longo dos últimos anos, os produtos da planta Noni tornaram-se disponíveis em lojas de alimentos saudáveis ​​e on-line nos Estados Unidos.


 Entre 2002 e final de 2006, o FDA advertiu novamente várias empresas para parar de fazer alegações que o Noni pode curar, tratar ou prevenir a doença, uma vez que a prova de tais habilidades ainda não tinham sido submetidos ao FDA. No entanto, estas alegações são ainda amplamente feitas em sites e em outros lugares.
 
Mais pesquisas são necessárias para serem determinados o que os compostos da planta Noni podem desempenhar no tratamento de câncer ou outras condições de saúde .
 
Há algum problema ou complicações possíveis ?

Este produto é vendido como um suplemento dietético nos Estados Unidos. Ao contrário das drogas (que devem ser testadas antes de serem autorizadas à venda), as empresas que produzem suplementos não são obrigadas a provar para o Food and Drug Administration que seus suplementos são seguros ou eficazes, desde que eles não afirmem que os suplementos possam prevenir, tratar ou curar qualquer doença específica.
 
O certo é que a utilização do Noni  para fins terapêuticos deve ser uma alternativa para ser acrescida ao tratamento médico convencional, mas de forma alguma se deve parar com o tratamento médico convencional a  que vem sendo submetido, já que a planta ainda é objeto de pesquisas e ainda não se sabe ao certo sobre possíveis efeitos colaterais e nocivos à saúde. E, mesmo quem quiser tomar o suco de Noni, entendo que nada em excesso deva fazer mal. Portanto, aproveite os benefícios da fruta de forma correta e equilibrada, porque são muitos os benefícios. 

Eu tomo o suco de Noni e me sinto super bem, saudável e com disposição.  E espero que ele seja um super alimento capaz de atuar na revitalização celular e propiciar a longevidade, vitalidade e força.


Noni (Morinda citrifolia) é possivelmente um dos melhores adaptogens naturais do mundo, tem sido usada por centenas de anos pelos polinésios nativos como um suplemento alimentar natural e tônico de saúde.
 
Pessoas da Polinésia acreditam ser a fruta um remédio natural. Ela é exportada para toda a parte do Pacífico, incluindo o Havaí. Um interessante estudo do uso do fruto no Havaí indica que o Noni pode ter sido a única boa fonte de vitamina C nas ilhas nos tempos antigos e que ajudou os habitantes do Havaí a sobreviverem. Os nativos usavam todas as partes da planta Noni (o fruto, as sementes, as folhas, bem como as flores) como medicamento, como alimento ou para cuidar da pele. 


Sugestão de alguns vídeos no  YOU TUBE sobre o Noni:
 
- Origem do Noni na Polinésia Francesa.

- Conhecendo os benefícios do Noni e aprendendo a fazer o suco do Noni com suco de uva.

Tirando dúvidas sobre o Noni e ensinando a preparar o suco de Noni.

- Propriedades terapêuticas no Noni.

O suco do Noni é utilizado na medicina alternativa no tratamento de doenças como artrite, diabetes, hipertensão arterial, dores musculares, problemas menstruais, dores de cabeça, problemas cardíacos, cancros, úlceras gástricas, entorses, depressão, senilidade, má digestão, arteriosclerose, problemas dos vasos sanguíneos e da toxicodependência. Utilizado ainda com sucesso para o tratamento de resfriados e gripes.

Os principais componentes do Noni são: potássio, vitamina C, caroteno, vitamina A, ácido linoleico, aminoácidos dentre outros.

A polpa, as sementes e a casca do Noni têm alto poder antioxidante, com quantidades quantidades significativas de carboidratos e de proteínas.

O Noni possui uma variedade de propriedades medicinais eficazes no combate ao câncer. E as pessoas com câncer que experimentaram, relatam a diminuição significativa de seus sintomas, razão pela qual a medicina moderna não deveria ignorar. Outras pessoas que usaram o suco de Noni notaram um aumento no nível de energia. Pessoas com sobrepeso relataram que perderam peso, bebendo o suco de Noni. Outras tiveram uma queda significativa da pressão arterial. Pessoas com dor crônica que experimentaram o suco de Noni, tiveram uma diminuição significativa da dor. Aqueles que sofrem de artrite, relataram uma diminuição dos sintomas da artrite. Pessoas com problemas no coração relataram  uma diminuição de seus sintomas. Quem tem diabetes do tipo 1 e 2 sentiu uma notável mudança na sua condição de saúde, ao fazer uso do suco de Noni. Muitas pessoas já sentiram  uma melhora na digestão. Os alérgicos disseram que houve uma diminuição nos sintomas de alergia. Outros já relataram que houve melhora no quadro depressivo em que se encontravam. Tudo fruto de pesquisas.

A Medicina Tradicional Chinesa trabalha com os conceitos de Yin/Yang e Qi na qual se baseia para compor o estudo de suas teorias nutricionais. Yin/Yang são palavras que possuem um complicado conceito filosófico . Yin traduz literalmente como "na sombra", e representa a escuridão, a lua , a frieza e a passividade. Yang, " à luz do sol ", por outro lado , representa a luz solar, calor e atividade. Yin representa disfunções ligadas ao frio, fadiga e fraqueza. Yang representa disfunções ligadas à  febre, hiperatividade com pele vermelha e inchada. Qi é conhecida como energia vital e está presente em várias funções do corpo. O sangue é a base material do Qi, porque está presente em todos os órgãos. Portanto, sangue e Qi estão muitas vezes ligados em conjunto. 


As árvores de noni, em condições ideais de água e nutrientes, produzem fruta durante o ano inteiro e com uma característica especial: em um único galho é possível ver todas as fases do crescimento: da florzinha até o Noni no ponto de colheita.


O ponto certo de colheita é quando acontece a fase chamada de leitosa. Maduro, o Noni ganha uma coloração mais esbranquiçada e fica molinho e pronto para o consumo.


A fruta tem atraído a atenção da população porque é rica em nutrientes: vitamina C e antioxidantes. A fruta é vendida nas feiras livres como se fosse planta medicinal. O cheiro da fruta é muito forte, aliás, o cheiro e o gosto. Então, antes de consumir, para não sentir tanto, é preciso misturar com outras frutas como cajá, maracujá, limão, goiaba, abacaxi ou uva. A uva é mais usada, as pessoas fazem um suco e, em geral, tomam duas vezes por dia. Não tem receita, um conta para o outro.

Apesar do entusiasmo da população, a Vigilância Sanitária faz um alerta. Não existe nenhum produto industrializado a base de Noni permitido no Brasil e todo alimento deve ter autorização da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para ser comercializado.

 Muitas pessoas já ouviram falar das propriedades medicinais e dos benefícios oferecidos pelo Noni, que tem se tornado cada vez mais popular. É sabido que a polpa do Noni pode curar praticamente qualquer doença a ponto de ser considerado uma panaceia. É uma planta valiosa para se ter em casa e usufruir das várias propriedades de cura natural que oferece.

Das flores até o fruto são aproximadamente 90 dias. O fruto lembra uma batata com a consistência de um tomate. Quando este se encontra no ponto de ser colhido sua pele é verde pálido quase translúcido, com forte odor.

É uma planta tropical conhecida há séculos no sudeste da Ásia, na Malásia, Havaí, Polinésia, Taiti, etc. É conhecido por mais de 70 diferentes nomes, dentre os quais Noni é o mais utilizado.

Sua descoberta e uso pelo homem data anterior à história escrita no sudeste da Ásia e subcontinentes, quando a medicina indiana começou a pesquisar por plantas que servissem não só como alimento, mas fossem úteis no tratamento de doenças, além de trazerem outros benefícios para a saúde. Eles desenvolveram um sistema de uso de plantas e tratamentos naturais para cuidar da saúde e o chamaram de Ayurveda - a ciência da vida, em sânscrito. A Ayurveda é um sistema avançado de medicina natural sendo ainda praticada nos dias de hoje. A planta Noni foi considerada sagrada na Ayurveda e mencionada em textos antigos como Ashyuka - longevidade, em sânscrito.


As qualidades do Noni têm atraído a atenção de cientistas em vários países, e algumas dessas pesquisas foram publicadas em jornais importantes. Essas pesquisas revelam que todas as partes da planta - raízes, sementes, flores, folhas e frutos - têm propriedades específicas para a saúde. Ainda não foi encontrado nenhum outro alimento ou erva com tantas substâncias importantes presentes em um super alimento. O Dr. Augusto Vinhólis exemplifica, no vídeo abaixo, que enquanto a cenoura possui apenas 1 nutracêutico - que é a vitamina A -, o Noni possui 153 nutracêuticos. Ele também explica que é muito importante a temperatura no processo de pasteurização do suco de Noni com uva. Esta precisa ser, no máximo, 60 graus. A partir dessa temperatura as enzimas, proteínas e vitaminas se quebram e o suco perde as propriedades que deveria apresentar.

A proxeronina, muito importante em nosso sistema imunológico, encontra-se presente em todas as partes da árvore de Noni. Dr. Ralph Heinicke descobriu um alcaloide que é um elemento essencial para a saúde humana por ser necessário para a comunicação apropriada das células e para a estrutura da proteína.

O aumento do uso de fertilizantes em nossos alimentos e da poluição afeta negativamente a quantidade de xeronina, tornando as células do nosso corpo fracas e, por tanto, musculaturas também enfraquecidas. Estas, por sua vez, levam a órgão fracos e daí a problemas de saúde. À medida que envelhecemos, nosso corpo produz menor quantidade de xeronina que é necessária para que nosso corpo funcione bem. Dr. Heinicke descobriu que o noni é uma das mais ricas fontes de proxeronina disponíveis. Quando há proxeronina no corpo, ela acelera a habilidade do corpo de melhorar as células doentes e prevenir células de adoecerem.

Abaixo segue um excelente vídeo sobre o Noni e a produção de proxeronina em nosso organismo. Aqui há o relato de que o uso do suco do noni acarretou a diminuição da próstata.
Depoimento com o Médico e Cientista Dr. Augusto Vinhólis à respeito do Noni (Morinda citrifolia) 

Escopoletina, outro importante ingrediente no Noni, dilata os vasos sanguíneos tronando o nível da pressão normal (não produz hipotensão, mas equilibra a pressão) e melhora a circulação. O noni é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios, anti-histamínicos (relacionados à dor, alergias e artrite), antibacterianos dentre outros.

Estudos mostram que o Noni estimula o sistema imunológico, regula as funções celulares, aumenta a habilidade das células de absorver e utilizar nutrientes, inibe o crescimento de tumores e regenera células danificadas. O Noni pode ser usado como um tratamento suplementar contra o câncer e para reduzir os efeitos da quimioterapia. Como um poderoso antioxidante, ele é usado em terapias referentes à AIDS/HIV.

As sementes do Noni são fontes de ácido linoleico, um poderoso aliado em hidratação e saúde da pele.

A fruta do Noni pode aumentar a clareza mental e a atenção, assim como a performance física.

Benefícios:


Sistema imunológico: contribui para a habilidade natural do sistema imunológico de lutar contra doenças e infecções.
Sistema circulatório, musculatura e células: antioxidante que ajuda a limpar do corpo os radicais livres.
Sistema digestivo: ajuda na digestão apropriada e ajuda na absorção de nutrientes ao nível celular.
Contém componentes que são especificamente importantes para a pele e o cabelo. Também ajuda no transporte de substâncias benéficas para a pele.
Mecanismo de ação: possíveis atividades antioxidadante, antiangiogênica e antitumoral.

Mais benefícios:

- A presença de ômega 6 e óxido nítrico dilataria os vasos, melhorando a oxigenação e, consequentemente, a memória.
- Especialistas dizem que a fruta contém betacaroteno, precursor da vitamina A, e acubina, que agrega propriedades antibióticas.
- Possui escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que também ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que faria baixar a pressão arterial.
- A fruta é rica em vitamina C.

Noni tem sido relatada a ter uma gama de benefícios de saúde para resfriados, câncer, diabetes, asma, hipertensão, dor, infecção de pele, pressão arterial alta, depressão mental, arteriosclerose e artrite.

Ao contrário de todas as frutas que são melhores, quando consumidas frescas e com casca, essa não é muito palatável ao natural. “Parece fruta do conde, mas não tem nada de doce. O gosto é muito ruim e o cheiro não é dos mais convidativos”, garante o nutricionista vegetariano George Guimarães de São Paulo, que teve oportunidade de prová-la. Quanto ao suco, este vem misturado com sucos de cranberry (ou de blueberry) e de uva, e, segundo o especialista, tem um sabor curioso.

 Precauções:
- Pós-operatório
- Nefropatas
- Diabéticos
- Pacientes em tratamento oncológico (radioterapia e/ou quimioterapia)
- Gravidez e lactação

Em contrapartida, há relatos de algumas reações adversas associadas ao seu consumo. O suco de Noni pode ocasionar elevação das enzimas hepáticas (lactato desidrogenase e transaminases), diminuir o trânsito gastrintestinal (interagindo com medicações que são usadas por via oral), potencializar o efeito dos anti-inflamatórios e impedir o crescimento de novos vasos sanguíneos, devendo ser usado com cautela em pacientes com lesões e no pós-operatório. Alguns produtos de Noni contêm alto teor de açúcar e de potássio, o que pode ser potencialmente prejudicial em diabéticos e doentes com comprometimento da função renal. Além disso, por conta do seu efeito antioxidante, o Noni pode interagir com a radiação ionizante e os quimioterápicos, estando contraindicado em pacientes em quimioterapia ou radioterapia.

Apesar de possuir tantos supostos predicados, ainda não há comprovação cientifica sobre todos eles, portanto, há também muitos críticos em relação à prática de usar a fruta Noni como remédio, por exemplo.

Decreto da ANVISA

E no Brasil, a polêmica ganhou mais um importante capítulo com o decreto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que proibiu a importação, a venda e o uso de qualquer produto derivado da fruta Noni no país.

O importante órgão regulador brasileiro alegou por meio de nota oficial que os estudos sobre as ações e propriedades da fruta Noni ainda são inconclusivos, mas já apontam para casos em que danos ao fígado e aos rins de pacientes voluntários observados foram registrados.
No Recife, por exemplo, é muito comum e fácil encontrar frutas Noni sendo comercializadas em qualquer esquina, literalmente. O que mostra que o próximo passo da proibição da ANVISA deverá ser aumentar a fiscalização, pois se de fato, a fruta Noni causar danos à saúde das pessoas, se trata de um caso de saúde pública.

Ele é mais popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. No Brasil a difusão do suco da fruta ainda é muito recente, não existindo relatos de produção em escala comercial dessa fruta no país. O fruto é verde, parecido com a fruta do conde, aparecendo geralmente apenas em forma de suco engarrafado. Existe um grande interesse na sua utilização na medicina popular devido às “supostas propriedades farmacológicas” que possui. Chega-se a afirmar que alcance mais de 120 problemas de saúde que podem ser tratados, e até curados, com a planta e seus extratos. O fruto desempenha um papel benéfico à saúde por conter compostos que agem no combate a uma série de doenças, que desempenham atividade anticancerígena,que  possuem atividade anti-inflamatória, que estimulam o sistema imunológico e que dilatam os vasos sanguíneos. Atua na prevenção ou redução do desenvolvimento de patologias associadas ao estresse oxidativo.

A fruta possui uma polpa carnuda e amarga de coloração esbranquiçada, e quando madura exala um cheiro forte e rançoso. É muito comercializado em várias partes do mundo tanto na forma de suco quanto em cápsulas contendo o pó da fruta. O consumo do Noni está relacionado principalmente aos benefícios à saúde proporcionados por sua grande capacidade antioxidante, combatendo os radicais livres. Por isso, vem ganhando grande importância no mercado mundial, sendo consumida em todo o mundo, principalmente na América.

Para que é utilizado o Noni?

Seu suco pode ser utilizado para o tratamento do cancro, diabetes, doenças do coração, problemas de colesterol, a pressão arterial elevada , o HIV, o reumatismo, a psoríase, alergias, infecções e inflamações. Alguns acreditam que o fruto pode aliviar infecções dos seios, cólicas menstruais, artrite, úlceras, entorses, lesões, depressão, senilidade, problemas digestivos, arteriosclerose, vícios, resfriados, gripes e dores de cabeça . É ainda afirmado que o suco pode curar arranhões na córnea do olho .

Na Índia, o Noni é utilizado como um remédio para a asma e disenteria, e curandeiros nas ilhas do Pacífico usam-no para muitos tipos de doença. Nos Estados Unidos, alguns distribuidores de suco de Noni o comercializam como um tônico geral, que serve para limpeza facial e corporal, bem como  suplemento alimentar e nutricional.

As partes da planta de Noni são utilizados em forma de suco, tônico, cataplasma e chá . O suco, que tem um sabor e odor desagradável, é utilizado sobre o couro cabeludo como um tratamento para piolhos. Alguns proponentes também aconselham beber o suco, misturado com outros sucos e aromas para mascarar o seu sabor desagradável. As folhas e cascas são feitas às vezes em um tônico líquido para queixas urinárias e dor muscular ou articular. O Noni fruta verde, quando misturado com sal,  é aplicado sobre cortes e ossos quebrados. O fruto maduro é usado como um cataplasma de manchas faciais ou como um remédio para feridas na pele, furúnculos ou infecções . O chá das folhas da planta é usado como um remédio para a tuberculose, artrite, reumatismo  e como um tratamento antienvelhecimento.

Nos Estados Unidos, os produtos à base de Noni são vendidos em várias formas, incluindo suco, extrato, pó, cápsulas ( suplementos nutricionais e dieta auxiliares ), produtos de limpeza facial, gel de banho e sabões. Distribuidores de Noni e sites na internet que vendem o suco ou suplementos geralmente recomendam que deve ser tomado com o estômago vazio.







Agora para finalizar segue a receitinha do suco de Noni com suco de uva. Aqui utilizei o Noni desidratado com o suco de uva. Muito bom também. Só que este suco é mais forte e concentrado.



Receita de suco de Noni com suco de uva:
  
Primeiramente ferva o Noni desidratado (40 gramas) por 30 minutos em 01 litro de água. Deixe esfriar. Depois bata no liquidificador este Noni com 01 litro de suco de uva. Coe na peneira. Despeje o suco em uma jarra. Se quiser, pode colocar um pouco de adoçante. Beba meio copo duas vezes ao dia. Conservar na geladeira até 05 dias para o consumo.
   










SAÚDE!!!

2 comentários :

  1. adriana alvim como entro em contato com você para comprar o noni com urgência ?? Meu nome é Délia Zappa
    eis meu e-mail : delia.zappa@terra.com.br
    eis meu watts-app : ( 11 ) 9 8799-3027
    att agradece Prof Délia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Délia,
      Eu não comercializo noni, mas você pode encontrar a fruta em algumas bancas do Mercado Municipal de São Paulo (http://www.oportaldomercadao.com.br/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=621&cntnt01returnid=58) ou, desidratado, em lojas de produtos naturais. Boa sorte e saúde!

      Excluir