terça-feira, 28 de outubro de 2014

Acácias amarelas - belas e majestosas


É primavera no Brasil. Estamos no final de outubro de 2014. E, no interior das Minas Gerais, o amarelo, em seus vários matizes, reluz na natureza. São as acácias despertando, desabrochando e me encantando ... belas e majestosas!!!


A acácia é uma árvore ornamental, originária da Ásia, de pequeno a médio porte, com flores perfumadas. Existem várias espécies. A cassia fistula, também conhecida por acácia ou cássia imperial, acácia amarela ou chuva-de-ouro, pelo fato de seus galhos se encherem de cachos amarelos, é aquela que seu florescimento possui coloração amarelo-ouro ou amarelo-limão, e seu fruto, se parece com uma vagem, se formando entre os meses de setembro e outubro.




A acácia é a árvore-símbolo da Maçonaria.  Por ser uma caducifólia,  ou seja, uma árvore cujas folhas caem em determinada época do ano, para depois retornarem, com todo o seu vigor, em  outra época do ano, simboliza a pureza, imortalidade e ressurreição.  A Bíblia faz referências à acácia, o que lhe confere um aspecto sagrado, tanto que chamada de "madeira de cetim" por ser resistente. Possui propriedades fitoterapêuticas, sendo usada na Medicina Ayurvédica por possuir propriedades de desintoxicação e depuração do organismo.




As acácias ficam muito bem acomodadas nas calçadas e, se plantadas na entrada da casa, trazem proteção. Como toda planta, trazem boas energias, além de transmitir paz e estabilidade. E a cor de suas flores, predominantemente amarela, quente e vibrante, estimula a alegria e contribui para a felicidade.


Um comentário :

  1. boa tarde, Adriana voce sabe onde eu encontro mudas ou sementes desta acacia amarela. qualquer coisa me mande no blog do zepa ok

    ResponderExcluir